567 famílias de Itarema participam de Encontro do Cartão Mais Infância

11 de maio de 2019 - 10:14 # # # #

Ascom SPS
Ariel Gomes Fotos

O encontro que ocorreu na tarde desta sexta-feira (10), também será realizado amanhã em Itatira

” Hoje nós entendemos que é nosso direito o acesso aos serviços públicos, e que não podemos abrir mão disso. O Cartão mudou minha ideia sobre muitas coisas que eu não entendia e acabava por ignorar. Hoje eu mantenho o acompanhamento nutricional do meu filho, além de ter sempre o cartão de vacinas em dia, mas o que acho mais importante é que sei que posso contar com uma rede de apoio para cuidar dele”, completa Samires Sousa, mãe do Dário Emanuel, da comunidade de Almofala. Samires faz parte das 567 famílias de Itarema, que são beneficiárias do Cartão Mais Infância.

Na tarde desta sexta-feira (10), a primeira-dama do Estado, Onélia Santana e a secretária da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos, Socorro França, conversaram olho no olho com os beneficiários, ressaltando a importância do compromisso firmado em prol do pleno desenvolvimento de cada uma das crianças atendidas. “Nós estamos levando as políticas públicas para dentro das casas que mais precisam do acesso à saúde, educação, assistência social, dentre outros serviços. Estamos trabalhando para que as crianças cearenses em situação de vulnerabilidade sejam acompanhadas diariamente. Esse encontro é para que possamos dialogar com as famílias e reforçar a importância do compromisso que assumiram ao aderir ao Cartão Mais Infância”, ressaltou Onélia. “Nós queremos ouvir as famílias contempladas e também levar a mensagem mais importante do Cartão, que é o acesso às políticas públicas àqueles que mais necessitam. Nossa conversa foi direta, simples e sensível às necessidades das famílias que assinaram o Termo de Compromisso do Cartão. Esta política vai muito além da oferta de um recurso, é um trabalho de conscientização para que possamos dar uma infância digna e saudável para todas as crianças cearenses”, completou Socorro França.

Famílias contempladas

Mais de 50 mil famílias cearenses em situação de extrema pobreza serão contempladas com transferência de renda de R$ 85 do Governo do Ceará. A iniciativa contempla o acompanhamento das equipes de saúde e da assistência social, sendo priorizadas nas políticas públicas do Estado. Para conceder o Cartão Mais Infância, a família deve está escrita no Cadastro Único Para Programas Sociais (CadÚnico). O benefício é destinado para núcleos familiares cearenses com crianças de 0 a 5 anos e 11 meses que se enquadrem na situação de alta vulnerabilidade social: residentes de zona rural, em propriedades sem banheiro ou sanitário, de estrutura inapropriada (taipa, palha, madeira aproveitada ou outro material), além de residências urbanas sem água canalizada em, pelo menos, um cômodo.