Sefaz e entidades assinam convênio para reestruturação de memorial

27 de maio de 2019 - 12:49 # # # # #

Ascom Sefaz
Valmir Júnior - Foto

A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) e seis entidades que representam a categoria fazendária assinam, nesta terça-feira (28), às 10h30, no auditório da Sede 03 da instituição (Av. Alberto Nepomuceno, nº 06, 2º andar, Centro), o Convênio de Cooperação Técnica para Reestruturação do Centro de Memória da Secretaria.

O documento é celebrado entre a Sefaz e a União dos Funcionários Fazendários Estaduais do Ceará (Uffec), a Associação dos Aposentados Fazendários Estaduais do Ceará (Aafec), o Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf), a Caixa de Assistência dos Servidores Fazendários Estaduais (Cafaz), a Associação dos Auditores Fiscais da Receita Estadual e dos Fiscais do Tesouro Estadual do Estado do Ceará (Auditece) e a Fundação Sintaf. Na ocasião, também será institucionalizado um grupo técnico de trabalho.

A coordenadora da Assessoria de Relações Institucionais (Arins) da Sefaz, Germana Belchior, fala sobre a importância da parceria com as entidades. “Nesse projeto, alinharemos passado, presente e futuro, numa grande rede de histórias, vivências e afetos, para que possamos conhecer e sentir a Sefaz”, enfatiza.

Novo Memorial

A ideia é que o Centro de Memória apresente novas formas de expor o valioso acervo da Fazenda, formado ao longo dos seus 183 anos de existência. O patrimônio inclui fotografias, documentos, móveis e equipamentos antigos. Algumas peças datam do início do século 19.

Idealizada pela Arins, a proposta prevê a utilização de cenografia e recursos multimídia para o novo espaço. Maquete tátil, painéis digitais, projeções, jogos interativos e ferramentas sensoriais fazem parte do projeto. Tudo pensado para possibilitar uma maior interatividade entre os visitantes e a história fazendária.

Bate-papo com a secretária da Fazenda

Antes da assinatura do convênio, às 9h, haverá um bate-papo com a secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba, sobre educação fiscal e memória fazendária. “Por que reestruturar o Centro de Memória da Sefaz e como ele contribui para a educação fiscal?” será o tema do encontro, em virtude do Dia Estadual da Educação Fiscal, comemorado no último sábado (25).

A secretária ressalta a importância da memória para a construção da identidade institucional. “Preservar a memória da instituição é manter a organização viva e uma forma de fortalecer sua essência e seu propósito. Quem não cuida de sua história, de suas raízes, não consegue entender o presente, e certamente tem dificuldade de prospectar o futuro”, afirma.

Centro de Memória

Atualmente, o Centro de Memória está localizado na sede III da Sefaz (Av. Alberto Nepomuceno, nº 06, 2º andar, Centro). O memorial fica ao lado do Palácio da Fazenda (sede principal da instituição), inaugurado em 27 de novembro de 1927 e construído para sediar as atividades do Fisco estadual pelo então secretário Luiz de Morais Correia.