SPS leva mutirão de serviços para Assentamento do MST

6 de junho de 2019 - 16:38 # # # # # #

Ascom SPS

O assentamento Santana da Cal, em Canindé, recebe nesta sexta-feira (7) um mutirão de serviços mobilizados pela SPS

O Assentamento Santana da Cal, em Canindé, recebe nesta sexta-feira (7) um mutirão de serviços mobilizados pela Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) para atender as famílias do local e das 48 comunidades próximas ao assentamento. Serão ofertados os serviços do Caminhão do Cidadão e da Unidade Móvel de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência, além de ações de conscientização sobre os direitos da população LGBT e divulgação do Programa Estadual de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos (PEPDDH). O mutirão ocorrerá na Escola de Ensino Médio do Campo Filha da Luta Patativa do Assaré.

“O mutirão de serviços vem reafirmar a importância do acesso às políticas públicas e à cidadania para todos, principalmente aos que se encontram em comunidades distantes dos centros urbanos e que ainda carecem de serviços básicos. Estamos trabalhando para garantir que o povo cearense tenha acesso aos seus direitos, não importa onde estiverem”, frisa a secretária-executiva de Cidadania e Direitos Humanos da SPS, Lia Gomes.

A secretária destaca que a ação foi desenvolvida após conversas com representantes do Movimento Sem Terra, com solicitação de atividades de emissão da documentação básica. “Avaliamos as políticas ofertadas pela SPS e escolhemos as que podem ajudar àquela população”, observa. Segundo ela, a meta é construir mais momentos de integração destas atividades.

Atendimento Integrado

Dentre os serviços ofertados no Caminhão do Cidadão estão emissão de 1º e 2º vias de RG, 1º via do CPF, Certidão de Antecedentes Criminais, além da atualização de dados cadastrais junto à Receita Federal.

Na Unidade Móvel de Atendimento às Mulheres em situação de Violência acontecem rodas de conversas; acolhimento; atendimentos individuais com psicologa e assistente social, além de encaminhamentos para órgãos da rede de enfrentamento à violência contra a mulher.

Serviço

Data: 7 de junho (sexta-feira)

Hora: Das 8h às 17h

Local: Assentamento Santana da Cal, distrito de Bonito, Canindé – Escola de Ensino Médio do Campo Filha da Luta Patativa do Assaré