Governo do Ceará moderniza gestão de Tecnologia da Informação na administração pública estadual

19 de junho de 2019 - 18:05 # # # # #

Ascom Seplag

A Assembleia Legislativa aprovou nesta quarta-feira (19), a mensagem do Governo do Ceará que dispõe sobre o modelo de gestão da Tecnologia da Informação para a Administração Pública estadual. O projeto tem o objetivo de atualizar o Modelo de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) no Poder Executivo e também a lei que instituiu o Programa HUB de TIC em dezembro de 2018.

A coordenadora da TIC da Seplag, Evelise Braga, explicou que o modelo de governança de tecnologia pressupõe que tenhamos diretrizes e políticas a serem cumpridas pelos órgãos e entidades, pautadas em pilares como acesso a dados e informação, economicidade, otimização de custos, segurança da informação e gestão de riscos, integração de aplicações e transformação dos serviços públicos em serviços digitais.

“A governança é necessária para que possamos executar as ações de forma corporativa, monitorar os resultados e assegurar que os objetivos sejam alcançados em todos os órgãos e entidades no que se refere às diretrizes de tecnologia. Tem também um papel fundamental para a gestão dos programas estratégicos não só das políticas como dos programas estratégicos de tecnologia como o programa Governo Digital”, acrescentou Evelise.

Esse modelo vai funcionar também para a governança de toda transformação digital que o Governo está realizando, tendo como prioridade o Projeto de Automação e Transformação dos Serviços Públicos, visando dar uma maior experiência ao cidadão na relação com o Governo.

“A ideia é trazer para os serviços disponibilizados aos cidadãos e entes que se relacionam com o Governo as tecnologias atuais, emergentes e revolucionárias, como inteligência artificial, nuvem, analytics, BI e internet das coisas. Com essas tecnologias, o Governo espera que os serviços sejam utilizados da melhor maneira sem precisar se deslocar, tendo a possibilidade de serem acompanhados e avaliados, alcançando também efetividade no recebimento do que ele pretende do serviço”, acrescentou Evelise. A governança é fundamental para que todas essas ações sejam executadas, monitoradas e tomadas providências para as correções e ajustes.

 

Ouça

A coordenadora da TIC da Seplag, Evelise Braga, explicou que o modelo de governança de tecnologia pressupõe que o Governo do Ceará estabeleça diretrizes e políticas públicas pautadas em pilares como acesso a dados e informação e transparência pública.