Governo do Ceará entrega identidades artesanais para rendeiras da Prainha nesta sexta (6)

5 de setembro de 2019 - 16:35 # # #

Larissa Feitosa - Ascom CeArt

O Centro de Rendeiras Luíza Távora, em Aquiraz, receberá, nesta sexta-feira (6), a entrega de novas identidades artesanais para 30 artesãs da Associação das Rendeiras da Prainha (ARPA). Atendendo à solicitação da Secretaria de Turismo de Aquiraz, a Central do Artesanato do Ceará (CeArt), equipamento da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), realizará também a atualização de cadastros no local. O evento terá início às 10h com a presença da primeira-dama do Estado, Onélia Santana, e da secretária Socorro França.

A identidade artesanal é um documento emitido dentro do Programa de Desenvolvimento do Artesanato do Ceará (PDA) que permite o acesso do artesãos aos serviços do programa, como: capacitação; assessoramento técnico; comercialização de produtos em pontos de venda e eventos da CeArt; além da isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

“Esse documento permite que os artesãos cearenses continuem com a garantia de direitos. Nossa arte precisa ser valorizada e é isso que o Estado faz quando concede benefícios para esses profissionais. Vamos continuar investindo para elevar ainda mais o segmento artesanal” ressalta Onélia Santana.

Na ocasião, também será assinado o termo de cooperação entre o Governo do Ceará e a Associação das Rendeiras da Prainha para uso do Centro para a realização de atividades de fortalecimento do artesanato.

“Aumentar o número de pessoas dentro do PDA e regularizar os cadastros já existentes é garantir que os artesãos tenham acesso aos benefícios concedidos pelo Estado para o aumento da produção e, consequentemente, da geração de renda”, destaca a secretária Socorro França.