Secretários do Nordeste conhecem programas e projetos das políticas de Assistência Social e Infância no Ceará

18 de abril de 2023 - 16:51 # # # # #

Ascom SPS - Texto e foto

O Ceará vem se consolidando como uma referência nas políticas da Assistência Social e da Infância, na região do Nordeste. Para apresentar programas e projetos que vêm transformando a vida de milhares de cearenses nos últimos anos, a secretária da Proteção Social, Onélia Santana, recebeu, nesta terça-feira (18), na sede da SPS, o Consórcio Nordeste, uma iniciativa de integração entre os noves estados da região que trabalha a implementação coletiva das políticas públicas. Estiveram presentes representantes da Assistência Social do Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba e Bahia.

Onélia Santana destacou que a Assistência Social tem se consolidado como uma luta coletiva no Nordeste, e que esta política, tão essencial às famílias em situação de vulnerabilidade, vai se expandir cada vez mais e atender um número ainda maior de famílias e crianças no Ceará. A programação segue até esta quarta-feira (19) com visitas aos equipamentos sociais como Casa da Criança e do Adolescente, Complexo Social Mais Infância, programa Mais Nutrição e a Cidade Mais Infância.

“Hoje estamos dividindo com os gestores de outros estados do Nordeste a nossa experiência à frente das políticas da Assistência Social e do Programa Mais Infância Ceará, que tem funcionado como um grande guarda-chuva, englobando programas de combate ao desperdício de alimentos, a exemplo do Mais Nutrição, e espaços educativos e de lazer como os Complexos Mais Infância. Também vamos apresentar a ferramenta integrada que contém dados da proteção social do Ceará, o Big Data Social, que facilita o trabalho de gestores porque contém todos os indicadores como auxílios sociais, educação, moradia, trabalho e renda, além do sistema de recomendações de políticas públicas para atender as famílias em situação de vulnerabilidade”, destacou a secretária.

Poliana Dutra, secretária do Desenvolvimento Humano da Paraíba, pontuou que a troca de experiências com os outros estados do Nordeste está sendo muito rica e que o Ceará tem muito a ensinar sobre políticas de assistência social. “O Estado do Ceará tem um modelo de trabalho na primeira infância que é inspiração não só para o Nordeste, mas para todo o País. O Ceará mostra com seus resultados que priorizar a infância em todas as etapas é essencial para garantir o desenvolvimento das crianças e estar aqui hoje é uma inspiração para que possamos implantar também na Paraíba um modelo tão bem sucedido”, frisou a gestora.

A secretária de Assistência Social, Trabalho e Renda do Piauí, Regina Sousa, ressaltou a importância do encontro. “Fizemos questão de vir para o Ceará para vermos de perto as experiências exitosas desenvolvidas aqui. Inclusive, o Banco Mundial nos recomendou conhecer as experiências do Estado. Chegar aqui e ver de perto como a intersetorialidade funciona bem e trouxe bons resultados ao Ceará, nos motiva a ter essa troca e levar para o Piauí esse modelo tão bem sucedido. Este é o começo de uma relação que será duradoura, porque ainda temos muito o que desenvolver e aprender em nosso estado”, reiterou Regina Sousa.

Nesta quarta-feira (19), os secretários vão conhecer a Fábrica do Mais Nutrição de Fortaleza, que fica na Ceasa, onde são produzidos alimentos in natura, polpa de frutas e desidratados para preparação de sopas, além de também visitarem a Cidade Mais Infância.