Primeira-dama se reúne com Associação para o Desenvolvimento dos Municípios para discutir pauta sobre crianças neuroatípicas

16 de janeiro de 2023 - 14:27 # # # #

Ascom Primeira-dama - Texto

A primeira-dama do Ceará, Lia de Freitas, recebeu, na manhã desta segunda-feira (16), representantes da Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Ceará (APDMCE). O objetivo da reunião foi apresentar o trabalho da instituição não-governamental. Participaram do encontro a presidenta da APDMCE, Sônia Fortaleza, que também é primeira-dama da cidade de Várzea Alegre; a primeira-dama de Piquet Carneiro, Tamara Machado; e a secretária-executiva da Associação, Andrea Menezes.

Na reunião, foram abordados pontos como a interiorização do tratamento de crianças neuroatípicas e as representantes aproveitaram para apresentar o trabalho desenvolvido pela entidade nos municípios cearenses, que tem como foco a elaboração e a implementação de projetos e programas junto à população em situação de vulnerabilidade social.

Em sua fala, Sônia Fortaleza destacou que o nascimento da instituição partiu de uma ideia de uma primeira-dama, no dia 22 de setembro de 1987. “Viemos até aqui hoje para parabenizar a primeira-dama Lia [Freitas] pela vitória [do governador Elmano de Freitas], como também apresentar a nossa instituição, que nasceu a partir do desejo de uma primeira-dama, há 37 anos. E hoje, ela contribui com diversos projetos em nosso Estado. Inclusive, é a entidade implementadora do Selo Unicef no Ceará, no Piauí e no Rio Grande do Norte. Hoje, entregamos o nosso documento informando quais são os projetos da nossa instituição, que executamos ao longo dos anos nos municípios associados e em todo o estado do Ceará. Por fim, deixamos a APDMCE à disposição para contribuir no que ela venha a achar necessário”, disse.

O Selo Unicef, citado por Sônia, se trata de uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância para estimular e reconhecer os avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia de direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal Brasileira. Com uma adesão espontânea, o município assume o compromisso de manter uma agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade.

Após a reunião, a primeira-dama do Ceará ressaltou que haverá outros momentos com a APDMCE, para que haja a estruturação de um projeto para crianças dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA). “Foi mais uma reunião de escuta acerca de todos os projetos e programas que a associação vem realizando, junto aos 46 municípios cearenses associados, mas com uma extensão de trabalho a todos os 184. Inclusive, junto a outros estados nordestinos. Foi um momento para ouvirmos o que elas realizam, para podermos também ter um diagnóstico de demandas que elas ouvem desses municípios e, de posse disso, elaborarmos projetos para essas cidades. Encaminhamos uma nova conversa para trabalhar junto ao atendimento especializado de crianças com TEA. Pretendemos agora fazer uma ampla pesquisa para montarmos um projeto bem consistente para as crianças do nosso Ceará”, disse Lia de Freitas.

 

Ouça

A primeira-dama, Lia Freitas, destacou que a reunião foi para conhecer os projetos da Associação e como poder aplicá-lo em todo o Ceará.

Em sua fala, Sônia Fortaleza destacou que o nascimento da instituição partiu de uma ideia de uma primeira-dama, no dia 22 de setembro de 1987. Na pauta da reunião, os projetos executados pela instituição e possíveis parcerias com o Estado.