Caravana Rosa vai abordar a prevenção ao câncer de mama e empoderamento feminino

4 de outubro de 2019 - 14:33 # # # # # #

Ascom da SPS

A Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) apresenta, nesta segunda (7), às 15 horas, a Caravana Rosa. No mês do outubro rosa, o projeto percorrerá uma série de equipamentos trabalhando a prevenção ao câncer de mama, em uma perspectiva do empoderamento feminino. O lançamento acontece no auditório da SPS, com a presença da secretária Socorro França e da secretária-executiva de Políticas para Mulheres, Denise Aguiar.

A ação integra a Campanha Outubro Rosa 100% Inclusivo, que busca alinhar a temática a outras pautas, como igualdade racial, diversidade sexual e pessoas idosas e com deficiência.

A Caravana Rosa percorrerá, ao longo deste mês, diversos equipamentos de atendimento ao público. Já estão programadas ações nos centros comunitários Santa Terezinha e São Vicente, nos Centros de Inclusão Tecnológica e Social (CITS) e nos Vapt Vupt, além dos CRAS e CREAS. A ideia é levar palestras e cursos de capacitação de agentes multiplicadores sobre a importância da prevenção ao câncer de mama femimino e masculino.

A titular da SPS, Socorro Franca, destaca que a campanha inicia levando a temática aos equipamentos da própria Secretaria e integrando as diversas pautas que a pasta trabalha. “Queremos começar a atividade falando do assunto dentro dos nossos equipamentos, mostrando à população que os espacos e projetos da SPS estão pautados na inclusão”, observa.

A secretária-executiva de Políticas para Mulheres, Denise Aguiar, acrescenta que além dessa conscientização sobre a temática, haverá uma visita a equipamentos de saúde para avaliar o atendimento à mulher. “Queremos integrar pautas que dizem respeito ao empoderamento feminino, compreendendo que isso passa pela saúde, pelo enfrentamento ao machismo e à violência”, ressalta.

Outra atividade será o Dia Rosa-Lilás, no próximo dia 11, na Casa da Mulher Brasileira do Ceará. O evento irá unir atividades de cuidados contra o câncer com orientações de enfrentamento às violências doméstica e familiar contra a mulher.

Serviço:

Caravana Rosa
Data: Segunda-feira, 7 de outubro de 2019
Hora: 15 horas
Local: Auditório Lena Cristina na sede da SPS, à Rua: Soriano Albuquerque, 230 – Bairro Joaquim Távora