Alunos do curso Grau Técnico participam de palestra sobre educação fiscal na Sefaz

10 de outubro de 2019 - 16:10 # # #

Ascom Sefaz

palestra sobre educação fiscal

A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) recebeu, na manhã desta quinta-feira (10), a visita de estudantes do centro de ensino profissionalizante Grau Técnico. Cerca de 15 alunos do curso Técnico em Administração receberam lições de cidadania, finanças públicas e conheceram um pouco da história da instituição.

A gestora do Programa de Educação Fiscal (PEF) da Sefaz, Imaculada Vidal, destacou a importância da relação cidadania e tributos. “Os tributos financiam as políticas públicas para o bem-estar da população. Todo cidadão contribui, por meio dos impostos, e deve acompanhar e fiscalizar a aplicação dos recursos públicos ”, afirmou.

Os alunos também conferiram palestra do servidor Márcio Amorim, fazendário que, há mais de 15 anos, se dedica ao resgate da memória da Sefaz. Ele apresentou uma série de curiosidades históricas sobre o órgão e mostrou fotos antigas de Fortaleza, algumas do século 19, época em que a Secretaria da Fazenda do Estado foi criada (1836).

O contador e gestor do Programa Sua Nota, Saulo Braga, apresentou conceitos e indicadores econômicos para a turma, destacando as boas práticas de gestão fiscal adotadas pelo Governo do Estado.

O professor João Gabriel Oliveira disse que a visita é uma oportunidade de aproximar os alunos do mercado de trabalho e estimular a reflexão acerca da cidadania. “Este é um momento em que eles conseguem fazer o casamento da teoria com a prática e observam como as coisas funcionam no ambiente empresarial”, disse.

A aluna Jennifer Oliveira ficou satisfeita com os aprendizados que adquiriu durante as palestras. “A visita foi muito importante. Ampliamos o nosso conhecimento, principalmente na área tributária. Ficamos sabendo para que servem os tributos e o retorno para a sociedade”, comentou.

Programa de Educação Fiscal

A Secretaria da Fazenda desenvolve, desde 1998, o Programa Estadual em Educação Fiscal (PEF), visando à promoção do exercício da cidadania, por meio da conscientização da sociedade sobre a função social dos tributos. O PEF atua disseminando os conhecimentos a respeito das atividades administrativas e financeiras do Estado, fomentando o controle social e a participação.

O PEF promove diversas atividades, entre elas a formação de professores em capacitação presencial e a distância; palestras para estudantes de ensino fundamental, médio e universitário; estímulo à pesquisa científica e acadêmica nos temas de interesse como tributação e cidadania; elaboração de material didático que facilite a compreensão da sociedade, tornando os tributos um assunto de mais fácil compreensão e instrumentalizando o cidadão à participação social.