Sefaz promove seminário sobre educação fiscal

11 de outubro de 2019 - 16:26 # # #

Raquel Mourão - Ascom Sefaz

A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) realiza, nas manhãs dos dias 17 e 18 de setembro, no auditório da sede III da Instituição (Av. Alberto Nepomuceno, nº 6, Centro, Fortaleza-CE), o Seminário 21 anos do Programa de Educação Fiscal – Cidadania Fiscal em uma era disruptiva. O evento terá como palestrantes os professores Marciano Buffon (Unisinos) e Denise Lucena (Universidade Federal do Ceará – UFC e Instituto Brasileiro de Estudos Tributários – Ibet), que participarão do painel “Tributação em uma mudança paradigmática”. O auditor da Receita Federal, Marcelo Lettieri, mediará o debate.

Na ocasião, também estarão presentes a vice-governadora do Ceará, Izolda Cela; os secretários estaduais Inácio Arruda (Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – Secitece) e Aloísio Carvalho (Controladoria Geral do Estado – CGE), além de representantes da Secretaria da Educação (Seduc), Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) e Secretaria das Cidades (Scidades).

Para a gestora do Programa de Educação Fiscal do Ceará (PEF-CE), Imaculada Vidal, o seminário celebra um trabalho que vem colaborando para a ampliação do conhecimento sobre o impacto dos tributos no cotidiano da sociedade. “Existir há 21 anos como um programa de Estado é uma vitória, construída por muitas mãos, que atesta a importância do PEF”, afirma.

Programação

No primeiro dia de atividades, às 8h30, a vice-governadora assinará o decreto que cria o Grupo de Trabalho Intersetorial de Educação Fiscal do Ceará. Na sequência, está previsto o painel “Instituições fazendárias e a cidadania fiscal”, com a participação de representantes da Associação dos Aposentados Fazendários Estaduais do Ceará (Aafec), Associação dos Auditores Fiscais da Receita Estadual e dos Fiscais do Tesouro Estadual do Estado do Ceará (Auditece), Caixa de Assistência dos Servidores Fazendários Estaduais (Cafaz), Fundação Sintaf, Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf) e União dos Funcionários Fazendários Estaduais do Ceará (Uffec).

A manhã do dia 18 será marcada pelo painel “Tributação em uma mudança paradigmática” e por homenagens a servidores públicos que contribuíram para a consolidação do Programa de Educação Fiscal do Ceará (PEF-CE). Também haverá o lançamento do projeto “Ser Educação Fiscal” e do e-book “21 anos do PEF-CE”.

Inscrições

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo e-mail. Os interessados devem enviar o nome completo, instituição de ensino ou local de trabalho, e-mail e telefone.

Homenageados

Sefaz – Alexandre Cialdini, Argemiro Torres Neto, Fernando Pimentel, Álvaro Calixto, Luiza Ondina e Iara Palácio;

Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Centro Regional – Maria Margarida de Souza;

Receita Federal – Marcelo Lettieri e Fátima Gondim ;

Seduc – Paula Ferreira.