II Festival Ceará Mares do Atum será realizado em Itarema de 17 a 19 de outubro

14 de outubro de 2019 - 14:08 # # # #

Ascom Sedet

Nos próximos dias 17, 18 e 19 de outubro o município de Itarema, Litoral Oeste do Ceará, sedia o II Festival Ceará Mares do Atum, no Porto dos Barcos. O evento contará com oficinas, concurso de gastronomia, palestras e shows musicais. O evento é uma realização da Prefeitura de Itarema, com apoio do Governo do Ceará.

Uma das palestras do sábado (19) será ministrada pelo coordenador de Pesca e Aquicultura da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Pedro Lopes, que abordará o tema “Ações da Sedet para o Desenvolvimento da Cadeia da Pesca do Atum”. No mesmo dia, a coordenadora de Qualidade da Empresa Robson Crosue, Roberlene de Castro, vai falar sobre as “Boas Práticas de Manipulação do Pescado”.

Segundo o secretário executivo do Agronegócio da Sedet, Silvio Carlos, “o volume da pesca do Atum está em constante crescimento desde quando surgiu no Ceará”, reforça. “Em 2017 foram produzidas 12 mil toneladas de atum, número que cresceu 50% no ano passado, atingindo 18 mil toneladas. Até o final de 2019 devemos chegar a 24 mil toneladas, o que significa um avanço de 33%”, conclui Silvio Carlos.

Programação do Festival

O festival se inicia na sexta-feira (18), com a Oficina Gourmet comandada pelo presidente da Associação dos Chefes de Cozinha do Ceará (ACC), Luciano Ferreira. O chef ensinará técnicas de preparo, montagem e venda de pratos

Durante o Festival também acontece, nas noites de sexta e sábado, o Concurso Gastronômico onde chefes de cozinha e donos de restaurantes apresentarão ao público receitas à base do pescado. Atrações culturais, como Romário Wesley e Banda Líbanos animam a noite da sexta e Zedazefa e Daniel Dubai encerram o Festival no sábado.

“Este ano estamos prevendo um público de cerca de 15 mil pessoas. O Festival é um forte atrativo cultura e turístico o que permite aos nossos munícipes a geração de renda”, destaca o Secretário de Turismo, Pesca e Meio Ambiente de Itarema, Irades Vasconcelos.