Semace apreende carga de madeira extraída da Floresta Amazônica

15 de outubro de 2019 - 17:34 # # # #

Alberto Perdigão - Ascom Semace

carga de madeira extraída da Floresta Amazônica

Uma carga de madeira extraída do bioma Floresta Amazônica foi apreendida por fiscais da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), em Tianguá. A madeira era transportada numa carreta bitrem, que foi interceptada no posto da Polícia Rodoviária Federal, na BR-222, depois de cruzar os estados de Mato Grosso, Pará, Maranhão e Piauí.

Os 58 metros cúbicos de samaúma, caucho, mulungu e leiteiro tinham a guia de transporte de madeira irregular, o que configura o crime ambiental. A nota fiscal da mercadoria também estava fraudada. A madeira estava serrada nos formatos de tábuas, vigas, caibros e ripas, usadas na construção de moradias. As peças estavam prontas para serem vendidas no mercado varejista.

A dona da carga e do caminhão era uma empresa sediada em Juazeiro do Norte. A empresa foi autuada pelos fiscais da Semace e pagará multa de R$ 17 mil. A madeira apreendida deverá ser doada. O caminhão também ficou apreendido. O caso foi comunicado ao Ministério Público, que tomará as medidas cíveis e penais cabíveis contra os autores do crime.

Rede criminosa

Esta foi a segunda apreensão de madeira originária da Amazônia realizada pela Semace, em seis meses. O caso reforça duas suspeitas: de que haveria uma rede criminosa explorando uma nova rota de escoamento de madeira irregular para o Nordeste e de que esta madeira estaria sendo extraída em projetos clandestinos de desmatamento, em estados do Norte.

“Ainda é prematuro confirmar, mas a Semace está imbuída de caracterizar bem esta rede e de combatê-la”, afirmou a diretora de Fiscalização da Semace, Carolina Braga. “Há fortes indícios, sim, por isso estamos reforçando as ações de fiscalização na região de Tianguá, principalmente”, completou a diretora.