Compostagem e kombucha são temas de atividades abertas ao público na Escola de Gastronomia Social

22 de outubro de 2019 - 14:36 # # # #

Izakeline Ribeiro - Ascom EGSIDB

As inscrições são gratuitas e por ordem de chegada antes de cada evento, nesta quarta-feira (24)

A Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco realiza nesta quarta-feira (23) dois eventos por meio do Laboratório de Criação em Cultura Alimentar e Gastronomia. As atividades fazem parte da programação “Tempero de Ideias”, processo formativo para iniciação e incentivo à pesquisa da cultura alimentar.

Pela manhã, a partir das 10h30, a pesquisadora Marina Antonácio comandará, ao lado de Raoni Veras e Ronaldo Stefanutti, a oficina “Vamos falar sobre compostagem? Em casa e no trabalho”. Ronaldo Stefanutti, convidado especial, é professor do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da Universidade Federal do Ceará (UFC), coordenador do Laboratório de Resíduos Sólidos e Efluentes e participante do ProteGEEr, um projeto de cooperação técnica entre o Brasil e a Alemanha para promover uma gestão sustentável e integrada dos resíduos sólidos urbanos. Roani Veras é engenheiro civil pela Universidade de Fortaleza e mestre em Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Ceará. Idealizador da “Semeie o Ciclo” e pesquisador da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará, ele desenvolve projetos de compostagem em condomínios, empresas e indústrias.

No período da noite, das 18h30 às 21h30, será a vez de Leonardo Andrade, mentor convidado para orientar os pesquisadores Isaac Moreira e Vicente Monteiro. Leonardo ministrará uma aula show sobre kombucha. A origem, questões mercadológicas e legais, cuidados com a colônia, ferramentas para fazer em casa, insumos, fermentações e saborização, formação de álcool e gás, envase e prazo de validade serão os temas abordados pelo especialista, que é um dos responsáveis pela marca Companhia dos Fermentados.

O Laboratório de Criação em Cultura Alimentar e Gastronomia – Espaço de experimentação e pesquisa de desenvolvimento de produtos gastronômicos e tecnologias sociais que valorizem a cultura alimentar cearense. O Laboratório funciona em regime de imersão, por meio de processos formativos desenvolvidos em torno das propostas previamente selecionadas e pesquisas de campo.

Sobre a Escola – Instituição da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB) é gerida pelo Instituto Dragão do Mar. O nome faz referência ao fundador do grupo M. Dias Branco, que financiou a sede doada para o Estado em uma parceria público-privada. O centro de formação oferece cursos básicos e profissionalizantes em cozinha, panificação e confeitaria, além de mentorias para desenvolvimento de produtos e pesquisas, por meio do Laboratório de Criação em Cultura Alimentar Gastronomia. Todas as atividades são gratuitas, mediante inscrições e processo seletivo. O público-alvo da escola são, preferencialmente, jovens em situação de vulnerabilidade social e adultos com ou sem experiência em gastronomia.

AGENDE-SE – Tempero de ideias

OFICINA “Vamos falar sobre compostagem? Em casa e no trabalho”

Data: 23 de outubro (quarta-feira), Cozinha Show e horta

Horário: das 10h às 11h30.

Inscrição gratuita – por ordem de chegada antes do evento

Local: Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco: Rua Manuel Dias Branco, 80 – Mucuripe, Fortaleza-CE.

AULA SHOW – Desmistificando a Kombucha

Data: 23 de outubro (quarta-feira), Cozinha Show

Horário: das 18h30 às 21h30.

Inscrição gratuita – por ordem de chegada antes do evento

Local: Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco: Rua Manuel Dias Branco, 80 – Mucuripe, Fortaleza-CE.

Mais informações: (85) 3263-9726 | (85) 3248-8091