Semace ampliará boletim de balneabilidade

12 de novembro de 2019 - 16:03 # # # #

Alberto Perdigão - Ascom Semace

Reunião da Semace sobre ampliação do boletim de balneabilidade

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) passará a informar as condições da água e da areia de sete praias dos litorais leste e oeste do estado, que tenham sido atingidas pelo óleo derramado em alto mar. É o que prevê o Plano Emergencial de Balneabilidade elaborado por cientistas do Instituto de Ciências do Mar (Labomar), da Universidade Federal do Ceará, com a participação de técnicos dos órgãos públicos e privados que participam do enfrentamento à mancha de óleo e aos efeitos causados.

O plano foi apresentado, nesta terça-feira (12), numa reunião coordenada pelo secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno. O encontro contou a participação do secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda. Uma proposta de resolução terá de ser aprovada pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema), para colocar o plano em vigor. A proposta será apresentada na reunião do colegiado, nesta quinta-feira (14).

O novo exame, do tipo físico-químico, será feito semanalmente. O atual é apenas microbiológico. A lista de praias será móvel, de acordo com a aprovação da área ou com o avistamento de óleo em novas localidades. O exame identificará a ocorrência de hidrocarbonetos na água do mar ou na areia da praia. A substância é indicativa da presença de resquícios do óleo nas áreas de banho, de pesca ou da captura de mariscos e crustáceos.

Para tranquilizar

Os novos boletins tranquilizarão a população em relação ao risco de contaminação, e as atividades econômicas e de lazer poderão seguir na normalidade. Em caso de identificação do risco de contaminação, agentes econômicos e frequentadores serão alertados sobre as providência que serão tomadas de emergência, para remover os resquícios do óleo e minimizar os efeitos da substância.

A primeira lista de praias a serem monitoradas é formada por Icapuí, Canoa Quebrada (Aracati), Prainha do Canto Verde (Beberibe) e Sabiaguaba (Fortaleza), no litoral leste; Icaraí e Cumbuco (Caucaia) e Jericoacoara (Jijoca de Jericoacoara), no litoral oeste.