Sistema de Controle Interno do Poder Executivo é tema do 44º Fórum Permanente de Controle Interno

14 de novembro de 2019 - 14:31 # # # #

Ascom CGE

O evento reuniu servidores atuantes nas recém implantadas Assessorias de Controle Interno dos órgãos e entidades estaduais, ouvidores e profissionais atuantes nas áreas administrativo-financeira e jurídica

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) promoveu, nesta quarta-feira (13), o 44º Fórum Permanente de Controle Interno. O evento, que aconteceu no auditório da Secretaria do Planejamento Gestão do Estado (Seplag), teve como objetivo apresentar a nova estrutura organizacional da CGE e as competências das recém implantadas Assessorias de Controle Interno nos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual.

Responsável por abrir a 44ª edição do evento, o secretário de Estado Chefe da CGE, Aloísio Carvalho, destacou a importância do controle interno na gestão pública. “Ao contrário do que algumas pessoas costumam pensar, o controle interno não está na gestão pública para impedir a aplicação dos recursos financeiros. Na verdade, o nosso papel é justamente o contrário, permitir a aplicação desses recursos, mas de forma segura e efetiva ao Estado e à população cearense. Afinal, nós somos os olhos e ouvidos dos cidadãos dentro da gestão e precisamos honrar este papel”, ressaltou.

Sistema de Controle Interno do Poder Executivo

Durante o evento, que teve como tema “Atuação do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo”, o secretário executivo da CGE, Marconi Lemos apresentou o Sistema de Controle Interno do Estado e sua forma de atuação, destacando as modificações implementadas na estrutura da CGE como órgão central de controle Interno.

Ainda no que tange à estruturação do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo, o coordenador de Controladoria da CGE, Marcelo Monteiro, apresentou as atribuições da Assessoria de Controle Interno e Ouvidoria (ASCOU), definidas na Portaria CGE n°59/2019.

“Na perspectiva das três linhas de defesa, os órgãos e entidades também são responsáveis pelas atividades de controle interno. A primeira linha abrange as atividades operacionais no dia-a-dia da organização. As atribuições da Assessoria de Controle Interno e Ouvidoria se inserem na segunda linha de defesa, na coordenação e no monitoramento dos controles internos, dos riscos e das demandas de ouvidoria, transparência e acesso à informação. A CGE atua na terceira linha de defesa, realizando atividades e coordenando atividades de auditoria interna, controladoria, ouvidoria, transparência e correição.”, explicou.

“As atribuições visam fortalecer o assessoramento técnico para contribuir com a adequada aplicação dos recursos públicos e, principalmente, com o alcance dos resultados esperados pelo órgãos e entidades estaduais”, aproveitou para destacar

Ainda como parte da programação do evento, foram apresentadas as coordenadorias da CGE criadas pela nova reestruturação e suas competências, o novo sistema de atendimento aos parceiros – CGE Atende, e informações sobre Plano de Ação Para Sanar Fragilidades e a ferramenta e-PASF.