Férias: Praia Acessível inicia atendimento diário durante período de alta estação

26 de novembro de 2019 - 14:26 # # # #

Ascom Gabinete Primeira-Dama Texto
Ariel Gomes Fotos

Praia acessível

Ceará é conhecido internacionalmente pelas belas praias que banham o litoral. Por aqui, uma das atividades que chama atenção dos turistas e cearenses é o projeto Praia Acessível, que promove acessibilidade de idosos, pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida às praias. E nos meses de dezembro e janeiro, a iniciativa ampliará os dias de funcionamento, na Praia de Iracema, em Fortaleza, e no Cumbuco, no município de Caucaia. Nesse período, a ação passa a atender os sete dias da semana, das 9 horas às 13 horas.

A primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, ressaltou a importância do projeto no processo de transformação dos participantes. “O Praia Acessível é mais uma possibilidade das crianças com deficiência terem acesso ao brincar e ao lazer, direitos fundamentais. Com a ampliação das atividades, nesse período de férias, vamos possibilitar que mais pessoas entrem no mar e, assim, possam ter as vidas transformadas”, destaca.

Com idealização do Governo do Ceará, o objetivo nessa alta estação é atender as férias escolares e a demanda turística em um espaço adaptado, com exceção do feriado de Natal (24 e 25) e Réveillon (30 e 1º). O local conta com tendas, cadeiras de praia, guarda-sóis, estrutura com banheiro acessível, piscinas, frescobol, vôlei adaptado e vagas de estacionamento específicas para o público participante, que conta com o suporte de guarda-vidas do Corpo de Bombeiros e da Guarda Municipal de Fortaleza.

“O Praia Acessível tem se consolidado como uma importante política pública de atenção à pessoa idosa e com deficiência. Temos conseguido ofertar uma opção de lazer e trabalhar a socialização desse público, integrando pessoas das mais diversas idades e necessidades. Isso é extremamente gratificante. É o resultado de uma política de cidadania que muito tem nos alegrado”, salienta a secretária da Proteção Social (SPS), Socorro França.

A coordenadora especial de Políticas para a Pessoa Idosa e Pessoa com Deficiência, Vyna Leite, informou acerca do funcionamento durante o período. “A chegada da alta estação já nos impõe esse acréscimo de horário, pois entendemos que o Praia Acessível conquistou um público cativo, que só tende a se ampliar no período de férias. A partir do próximo domingo (1º), estaremos com toda a estrutura disponível para atender a mais pessoas e fortalecer essa verdade política de inclusão”, disse.

Também voltado para crianças com deficiência, o Praia Acessível faz parte do Programa Mais Infância Ceará, especificamente no pilar Tempo de Brincar, que foca nos benefícios da brincadeira para o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional das crianças, além do convívio familiar, da socialização e de sua integração à cultura de sua comunidade. A iniciativa na Capital conta com parceria com a Prefeitura de Fortaleza e o Hotel Sonata e a do Cumbuco é fruto de parceria com a Prefeitura de Caucaia.

Serviço

Projeto Praia Acessível (alta estação)
Datas: 0/12 à 31/01
Horário: 9h às 13h
Local: Fortaleza – em frente ao Hotel Sonata, na Praia de Iracema (ao lado do Aterrinho) / Cumbuco – Rua do Lagoa do Parnamirizinho, nº 473 (ao lado da Barraca Cumbuco Beach / em frente ao Posto Shell)