Governo do Ceará fecha parceria com a Fecomércio para administração da Escola de Gastronomia e Hotelaria

4 de dezembro de 2019 - 15:16 # # # #

Fhilipe Augusto - Texto
Carlos Gibaja e José Wagner - Fotos

A Federação do Comércio do Ceará ficará responsável pela administração do equipamento e implantação de projetos nas áreas social, cultural, educação e saúde

O Governo do Ceará formalizou uma parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Ceará (Fecomércio) para a administração da Escola de Gastronomia e Hotelaria do Ceará. Na manhã desta quarta-feira (4), em seu gabinete no Palácio da Abolição, em Fortaleza, o governador Camilo Santana assinou o termo de cessão de uso do imóvel. A parceria entre o Estado e a instituição será de 25 anos, podendo ser estendida por igual período. No local, serão implementados projetos nas áreas social, cultural, educação, saúde e educação profissional.

A iniciativa vai contar também com a participação do Sistema S, com o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A escola fica localizada na Rua Senador Jaguaribe, no Bairro Moura Brasil, em Fortaleza, e possui mais de quatro mil metros quadrados.

“Essa parceria será muito importante para nos ajudar a transformar vidas em Fortaleza e em todo o Ceará. Com certeza, a escola será responsável por mudar o patamar da qualidade dos serviços de hotelaria e gastronomia, além de proporcionar emprego e renda para a população. O prédio também poderá ser utilizado pelos fortalezenses e turistas, já que terá restaurantes e outros serviços com uma vista belíssima para o mar”, citou o governador Camilo Santana.

A Fecomércio ficará responsável pelos tributos referentes ao imóvel e por obter os alvarás, licenças e autorizações necessários para o funcionamento do equipamento. O prédio não pode ser dado como garantia de dívidas e passar para terceiros, total ou parcialmente, sem prévio consentimento do Estado.

A cessão foi formalizada por meio da celebração de um termo, sem contrapartida da Fecomércio. Ainda de acordo com o documento, caso não seja utilizado para a finalidade prevista, o imóvel retornará imediatamente para posse do Governo do Ceará com todas as benfeitorias e sem qualquer indenização.

A escola

A Escola de Gastronomia e Hotelaria do Ceará foi construída pelo Governo de Ceará onde funcionava a antiga sede do condomínio Panorama, em frente ao Marina Park Hotel. O equipamento foi projetado para atender até 600 pessoas. Próximo ao local, é possível encontrar pontos importantes para o turismo cearense, como o Centro de Fortaleza, o Passeio Público, o Mercado Central, o Centro Cultural Dragão do Mar, a Catedral Metropolitana, entre outros.