Roda literária e cine-debate discutem visibilidade trans e transfobia

3 de fevereiro de 2020 - 16:07 # # # # #

Ascom SPS

A programação faz parte dos 18 dias de ativismo pela Visibilidade Trans e Enfrentamento à Transfobia no Ceará.

A luta pela visibilidade trans é a luta pelo direito de existir e de se afirmar em diversos espaços, seja na escola, em casa ou no trabalho. Comprometida com esta causa, a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para LGBT da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) realiza  nesta terça-feira (4), às 18h, na Igreja Apostólica Filhos da Luz, a Roda Literária “Resistir para Existir”, com a presença da autora do livro “O Casulo de Dandara”, Vitória Holanda. A programação faz parte dos 18 dias de ativismo pela visibilidade trans e enfrentamento à transfobia no Ceará, que acontece na Capital e no interior do estado.

“Crescemos juntas, além de vizinhas, estudávamos na mesma escola e tivemos as primeiras descobertas da adolescência no mesmo período. A minha proposta ao escrever o livro era humanizar a história dela, mostrando quem foi Dandara. Não podia deixar ela ir sem que as pessoas conhecessem sua trajetória, quem ela era, quais eram seus anseios”, conta a policial, Vitória Holanda.

Lucivânia Sousa, assistente social que integra a equipe da Coordenadoria, destaca a importância de ouvir histórias como a de Dandara, para que possam enxergá-la como um ser humano.

“Não dá para ouvir tantos relatos de violência contra LGBT e achar que isto é normal. Precisamos contar nossas histórias para que não sejamos um número dentro de uma estatística”, explica Lucivânia. A ideia da roda literária é estimular a reflexão sobre os diversos desafios que fazem parte da vida de mulheres travestis, transexuais e homens trans. A ação também ocorre na Unidade Prisional Irmã Imelda Lima Pontes, no dia 7 de fevereiro.

Cine-debate

Além da roda literária, a SPS promove o cine-debate na Casa Transformar, no bairro Siqueira, às 18h. “Vamos exibir os filmes “Aqueles Dois”, do jornalista Émerson Maranhão e “Essa é Minha”, produção dos alunos do Itinerário Formativo em Audiovisual de Sobral. A ideia é discutir sobre os filmes que serão exibidos e trazer a temática trans para mais perto do público”, explica Lucivânia Sousa.

Serviço

Cine Debate

Data: 3 de fevereiro (segunda-feira)
Horário: 18h
Local: Casa Transformar, Rua José Maurício, 537

Roda literária

Data: 4 de fevereiro (terça-feira)
Horário: 18h
Local: Igreja Apostólica Filhos da Luz, Rua Frei Humberto , 710 – Benfica