Seplag realiza Workshops de Nivelamento do Acordo de Resultados

4 de março de 2020 - 16:56 # # # # # # # # # # #

Ascom Seplag - Texto e Fotos

A segunda etapa da pactuação dos compromissos para o Acordo de Resultados 2020 foi iniciada pela Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag) nesta semana, com a realização de Workshops de Nivelamento do Acordo de Resultados nas secretarias e órgãos estaduais. Conduzido pela Célula de Gestão para Resultados da Coordenadoria de Planejamento, Orçamento e Gestão da Seplag, os workshops são importantes para validar os indicadores de resultados com os gestores e técnicos das áreas técnicas de planejamento e das áreas finalísticas. “Também são validadas entregas e as metas para pactuação de compromissos entre o secretário e dirigentes dos órgãos vinculados e o governador, com a intermediação da Seplag e da Secretaria da Fazenda (Sefaz)”, explica o orientador da Célula de Gestão para Resultados, Everton Cabral Maciel.

Somente nesta quarta-feira (4), foram realizadas três edições do workshop: na Escola de Saúde Pública (ESP), com os gestores e técnicos da Secretaria da Saúde e da vinculada ESP; na Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), com a equipe da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH) e das vinculadas Cogerh, Funceme e Sohidra; na Secretaria da Administração Penitenciária (SAP). Antes, outras três edições do workshop já tinham sido realizadas, sendo a primeira delas na segunda-feira (2), na Secretaria do Desenvolvimento Agrário com a participação do Idace e da Ematerce. Já no dia 3, a equipe da Seplag se reuniu, pela manhã, com os gestores e técnicos da Secretaria das Cidades, da Superintendência de Obras Públicas (SOP) e da Cagece. Na tarde do mesmo dia, o workshop foi realizado na Cegás para os gestores e técnicos da Secretaria da Infraestrutura, do Metrofor, do Detran e da Cegás.

Nas próximas semanas, a Seplag realizará outras edições do Workshop de Nivelamento do Acordo de Resultados nas demais secretarias e órgãos do Governo do Ceará.

Sobre o Acordo de Resultados

O Acordo de Resultados é o instrumento gerencial que contém as prioridades das secretarias e dos órgãos estaduais, no âmbito do modelo de Gestão para Resultados. Com o Acordo de Resultados pactuado, a Seplag realiza o monitoramento e elabora o balanço mensal que é encaminhado para os secretários e dirigentes das vinculadas e para o Grupo Técnico de Gestão para Resultados (GTR) que, por sua vez, articula junto ao Cogerf as demandas relacionadas aos limites financeiros.

No fim do ciclo anual, é feita a Avaliação Final do Acordo de Resultados com o objetivo de medir e comparar a maturidade de cada órgão pactuante na implementação do modelo de Gestão para Resultados, expressa por meio da efetivação dos processos de pactuação e monitoramento.

A metodologia de avaliação foi elaborada pela Célula de Gestão para Resultados da Seplag, com a colaboração do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) e a validação pelo GTR.