PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Ceará supera desempenho de indicadores sociais do Nordeste e do Brasil

5 de março de 2020 - 16:57 # # # #

Ascom Ipece

Dados referente a 2018 revelam que houve redução drástica no analfabetismo (13%) no estado

O Ceará apresentou 18 indicadores com melhores desempenhos do que o Nordeste e dois superaram tanto o Nordeste quanto o Brasil, totalizando em 77% dos 26 indicadores principais analisados, como demografia, condições de domicílios, educação, mercado de trabalho e pobreza e desigualdade. As conclusões estão no livro Indicadores Sociais do Ceará 2018, edição que acaba de ser publicada pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).

As conquistas na área de educação ganham destaque, uma vez que os dados apontam para uma melhoria generalizada na área de educação. Ricardo Antônio de Castro Pereira, diretor de Estudos Sociais (Diec) do Ipece e coordenador da equipe que elaborou os indicadores, afirma que o Ceará, além de reduzir drasticamente o analfabetismo (13%), aumentou, de forma generalizada, os níveis de escolaridade.

Em comparação ao Brasil e ao Nordeste, o maior aumento alcançado foi de 32,79% nos anos médios de estudos da população cearense. Ele frisa que a atual edição dos indicadores foi fruto de “trabalho realizado pela equipe da Diec, onde foram realizadas análises de indicadores utilizando como base os microdados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), bem como seu Suplemento de Educação publicado a partir de 2016”.

Para o diretor Geral do Ipece, João Mario Santos de França, o documento é de suma importância para o Ceará. “Não apenas como informativo para a população em geral, como também para formuladores de políticas públicas. As análises realizadas dos principais indicadores sociais do Ceará, e, principalmente, quando feita a comparação destes com a Região Nordeste e o Brasil, auxiliam a vislumbrar os desafios que ainda restam a serem enfrentados pelo Estado, bem como as grandes conquistas que por ele já alcançadas”.

Acesse aqui o Livro de Indicadores Sociais.