Governo anuncia edital “Ceará Dendicasa” para promover shows e manifestações artísticas 100% online

23 de março de 2020 - 15:00 # # # # # #

Daniel Herculano Texto
Ariel Gomes e Marcos Studart Fotos

O “Festival de Arte de Casa para o Mundo” promoverá espetáculos e shows virtuais de artistas cearenses de várias linguagens como humor, dança, música, teatro, cinema, fotografia e literatura

Em tempos de coronavírus, onde é preciso se manter seguro em casa, o Governo do Ceará promoverá um edital que vai ao encontro às necessidades dos artistas cearenses. Atingidos pela impossibilidade de se apresentarem em bares, restaurantes, teatros, barracas de praia, e outros locais que estão fechados em cumprimento ao decreto estadual que visa combater à pandemia no Estado, o Governo do Ceará, através do Fundo Estadual de Cultura (FEC), lançará nos próximos dias um edital para artistas cearenses promoverem shows e espetáculos virtuais. Todos os detalhes estarão disponíveis através das redes sociais e site da Secult.

A novidade foi anunciada pelo governador Camilo Santana em seu pronunciamento via redes sociais neste último domingo (22), e será publicado no Diário Oficial do Estado. “Resolvemos lançar o edital para que esses profissionais produzam programação digital que poderá ser acompanhada por todos os cearenses através das redes sociais e sites do Governo. Queremos criar uma programação para quem está em casa e garantir remuneração para esses artistas, para que possam ter alguma renda. É uma inovação,” explicou o governador.

Com um valor total estimado de até R$ 1 milhão, o edital selecionará 400 projetos com conteúdos artísticos, para compor uma programação especial de difusão em plataformas digitais, redes sociais, canais de comunicação diversos, redes televisivas e radiodifusoras. Dessa forma, o Governo do Ceará incentivará as mais diversas formas de manifestações artísticas e culturais cearenses, além de mapear e apresentar um panorama da produção cultural que pode ser difundida em conteúdo digital de artistas e/ou de grupos selecionados de acordo com a proposta, tipo de mídia e grade.

Convocatória de Projetos Artísticos de Conteúdo Digital, o edital “Ceará Dendicasa: Festival de Arte de Casa para o Mundo” tem como objetivo manter vivo projetos de conteúdos artísticos cearenses de forma online, no período de abril a junho de 2020, como explica o secretário de Cultura, Fabiano Piúba.

“O edital é uma ferramenta estratégica para fomentar a economia artística, criativa e cultural no Ceará. O processo de criação artística é algo perene que requer canais permanentes para a difusão. Se estamos com nossos teatros e centros culturais temporariamente fechados, podemos fomentar a circulação de conteúdos artísticos nas mais variadas plataformas digitais e canais de comunicação. A arte e o artista não param. Com esse edital, estamos fomentando a inventividade dos próprios artistas, agora, em suas redes socias, relacionando-os com uma programação virtual dos equipamentos culturais da Secretaria da Cultura do Ceará, mas, sobretudo, conectando a criação dos artistas cearenses com o mundo, a partir de suas casas”, enfatiza o secretário.

Estado de emergência

A iniciativa do Governo do Ceará funciona como um meio de promoção e movimentação da economia artística, criativa e cultural do Estado, no contexto do estado de emergência de enfrentamento ao Covid-19, incentivando a sustentabilidade de artistas, grupos, coletivos, companhias e demais profissionais e empreendimentos culturais do nosso Estado. As propostas poderão contemplar trabalhos experimentais ou tradicionais, performances e intervenções artísticas; transversais ou específicas em suas linguagens e expressões, oferecendo ao público uma programação plural.

Os materiais produzidos poderão ter duração variável, adequada a sua proposta artística, devendo no entanto ter duração mínima de 1 (um) minuto e máxima de 60 (sessenta) minutos. Poderão participar deste credenciamento materiais inéditos, em desenvolvimento ou já realizados em quaisquer outras plataformas físicas e/ou digitais, veiculados ou não nas mídias sociais. Poderão ser produzidos ainda materiais para o público infantil ou adulto, com classificação etária livre, uma vez que o resultado será amplamente divulgado nas redes sociais.

 

Ouça:

O secretário da Cultura do Ceará, Fabiano dos Santos Piúba, explica o teor socioeconômico da ação.

O secretário Fabiano dos Santos Piúba fala sobre o formato da programação e da importância da iniciativa.