Entidades e cozinhas comunitárias recebem tíquetes de Vale Gás Social

1 de dezembro de 2022 - 14:57 # # #

Ascom SPS Texto
Tatiana Fortes Foto

Centro e quarenta entidades comunitárias e cozinhas sociais cadastradas no programa Mais Nutrição receberão mais 310 tíquetes do Vale Gás Social. A entrega será feita pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) e irá auxiliar no preparo de refeições para 33,5 mil famílias em situação de extrema vulnerabilidade social. Os tíquetes serão entregues, nesta sexta (2), às 11h, aos representantes das associações comunitárias, no auditório da SPS.

Serão entregues vales para 82 entidades comunitárias de Fortaleza, Maracanaú e Caucaia, e para 30 cozinhas sociais da Capital. Outras 28 associações dos municípios de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, no Cariri, receberão seus tíquetes, a partir de segunda-feira, 5, na sede no Mais Nutrição, na Ceasa de Barbalha. No total, 140 associações serão beneficiadas.

A titular da SPS, Onélia Santana, destaca a importância das entidades e cozinhas comunitárias no Programa Mais Nutrição. “Essas associações preparam, diária e gratuitamente, refeições balanceadas para crianças, jovens, adultos e idosos, famílias em situação de extrema vulnerabilidade social, que carecem do apoio do Estado, para se alimentarem de forma nutritiva e digna”, destaca.

As entidades comunitárias receberão dois vales, cada, e as cozinhas sociais, três, somando 310 tíquetes no total. Juntas, elas preparam, cozinham e alimentam, mensalmente, cerca de 34 mil pessoas. Cada tíquete, equivale a uma recarga no botijão de gás de 13 quilos.

Com mais essa entrega, o Governo do Estado conclui a doação dos 200.830 tíquetes, referentes ao terceiro lote deste ano, totalizando 621.772 unidades, em 2022. Nos últimos três anos, foram entregues 1.324.574 tíquetes a famílias em situação de extrema vulnerabilidade social, dos 184 municípios cearenses. Administrado pela SPS, o Vale Gás Social foi criado pelo governo do Estado, no início da pandemia de coronavírus, e se tornou política pública permanente do Governo do Ceará.