Governo anuncia mais 150 leitos em hospitais de campanha e antecipa pagamento do Cartão Mais Infância

24 de março de 2020 - 19:45 # # # # # #

Daniel Herculano Texto
Ascom Casa Civil Foto

Em mais um dia de trabalho focado em promover soluções para combater a pandemia no Ceará, o governador Camilo Santana utilizou suas redes sociais para anunciar novas medidas aos cearenses. Resultado da segunda reunião com o comitê de enfrentamento ao coronavírus no Estado, que reúne 25 entidades e órgãos públicos e privados, foi anunciado que o Governo do Ceará vai construir três hospitais de campanha, e disponibilizar um total de 150 novos leitos.

Mais 150 leitos

“Estou aqui para dar um retorno ao povo cearense que está angustiado em casa, e após uma reunião de duas horas via vídeoconferência com o comitê, nós decidimos que vamos montar três hospitais de campanha anexados ao Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Hospital do Coração e Cesar Cals. São 50 em cada um, totalizando mais 150 leitos disponíveis”, pontuou o governador.

Camilo Santana justificou ainda o motivo de ter escolhido os hospitais para receberem essas novas estruturas. “Pela logística vamos aproveitar a estrutura básica dos hospitais, como alimentação, insumos, materiais de trabalho, um respirador, a presença de um profissional mais especializado, tudo para tornar a execução mais ágil. A estrutura é provisória, mas com o padrão hospitalar necessário para receber novos pacientes”, listou Camilo.

O governador explicou que, seguindo os números e dados colhidos pela equipe da secretaria de saúde, o objetivo primordial nesse momento são os casos em Fortaleza. “Estamos atacando fortemente Fortaleza, pois a maioria dos casos se concentram na Capital, mas a ação de montar hospitais de campanha poderá se estender eventualmente aos hospitais regionais, a depender da demanda”, disse o governador.

Cartão Mais Infância

“Decidimos antecipar o pagamento do Cartão Mais Infância Ceará, que seria feito dia 15 de abril, para esta quarta-feira (24). Ou seja, cerca de 47 mil mãezinhas atendidas pelo projeto social receberão seu benefício antes que o mês termine. Com essa transferência de renda, estamos injetando mais de R$ 4 milhões na economia cearense, pois há uma preocupação para com as famílias mais vulneráveis e pobres do Estado”, disse Camilo.

O cartão é uma ação do programa Mais Infância Ceará, idealizado pela primeira-dama do Estado, Onélia Santana, em prol do desenvolvimento das crianças cearenses. O benefício de R$ 85 mensais é pago a famílias cearenses com crianças de 0 a 5 anos e 11 meses, incluídas no cadastro único para programas sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Enel e Aneel

Após uma série de sugestões e perguntas dos cearenses sobre algo do que pode ser feito sobre o fornecimento de energia no Ceará, o governador retornou que desde a primeira reunião do comitê estadual tem mantido contato com a Enel, e garantiu que não haverá corte de energia.

“Já enviei um ofício para a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), solicitando que não houvesse cortes de energia para as famílias de baixa renda no Ceará, como pedi também a suspensão dessa cobrança nos próximos três meses. Fomos atendidos no primeiro ponto e sairá uma resolução que garantem esse direito. É algo a ser comemorado nesse momento delicado, pois imagine você um autônomo ou uma família que vive com muita dificuldade, o ideal é que se chegue no final do mês sem ter de pagar a conta de luz, como fizemos com a conta da água”, comemorou o governador, lembrando que a medida da Anell é nacional.

Camilo lembrou também sobre o decreto estadual que exime o pagamento das contas de água para famílias de baixa renda no Ceará, além da isenção da taxa de contingenciamento. “Já com a Enel, também solicitamos além do não corte, e ações que isentassem essas contas de luz no nosso Estado. Espero que ainda haja uma solução para isentar a conta de energia também as famílias de baixa renda, estamos atentos, e aguardando a empresa responsável pela distribuição de energia no Estado.”

24 horas trabalhando

Camilo informou que todas as decisões do comitê estão alinhadas, trabalhando 24 horas por dia para combater a pandemia no Estado. “Secretaria de Saúde, Fazenda, profissionais de segurança pública, agentes dos setores produtivo, todos estamos envolvidos e trabalhando para decisões compartilhadas, com o objetivo de que afetem o mínimo possível todos os setores do Estado. Inclusive temos feitos mudanças para aperfeiçoar cada vez mais os nossos decretos, para que possamos fazer essa travessia com os menores impactos possíveis, mas sempre com o intuito de salvar mais vidas no Ceará”, ponderou o governador.

Fazem parte do comitê estadual 25 entidades e órgãos, são eles a Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça, Prefeitura de Fortaleza, Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público do Trabalho, Tribunal Regional do Trabalho, Ordem dos Advogados do Brasil – Secção CE, Justiça Federal, Defensoria Pública, Aprece, Uece, UFC, Fiec, Fecomércio, Acert, CDL, Anvisa e as secretarias da Saúde, Casa Civil, Segurança, Proteção Social, Educação e Administração Penitenciária.

TeleSaúde

No pronunciamento, Camilo relembrou também que o Governo do Ceará disponibiliza um teleatendimento de saúde (TeleSaúde 0800-275-1475), com 150 canais para dar orientações ao povo cearense. “Um canal direto para os cearenses se informarem antes de qualquer coisa, com profissionais de saúde que vão orientar a população sobre sintomas e outras informações, via telefone”, informou o governador.

Reconhecimento

“Fica aqui uma mensagem a todos os profissionais de saúde. Hoje mesmo assinamos o projeto de reestruturação da carreira dos profissionais de saúde no Estado. É uma forma que eu tenho de agradecer por tudo que tem sido feito, fica o meu muito obrigado”, agradeceu Camilo Santana.

Fiquem em casa

“Estou junto com os nove milhões de cearenses e este é um momento de ficarmos em casa. Estou empenhado em novas saídas para a economia, saúde, social, e o que eu puder fazer para tomar qualquer medida que seja necessária para proteger nossos irmãos e irmãs cearenses, eu vou fazer”, finalizou o governador.

 

 

 

Ouça:

As estruturas vão ser montadas anexas ao Hospitais Geral de Fortaleza (HGF), de Messejana e ao César Cals. O governador Camilo Santana explicou como a estrutura vai funcionar.

Após uma série de sugestões e perguntas dos cearenses sobre algo do que pode ser feito sobre o fornecimento de energia no Ceará, o governador retornou que desde a primeira reunião do comitê estadual tem mantido contato com a Enel, e garantiu que não haverá corte de energia.

Camilo Santana informou que todas as decisões do comitê estão alinhadas, trabalhando 24 horas por dia para combater a pandemia no Estado.