Atendimento virtual do Plantão Coronavírus reforça cuidados com a saúde da população

5 de abril de 2020 - 13:13 # #

Ascom - Casa Civil

A partir deste domingo (5), o Plantão Coronavírus expande a atuação e passa a ofertar atendimento virtual para orientar os cidadãos e cidadãs cearenses. Essa plataforma ajuda a detectar casos suspeitos, oferece orientação especializada com profissionais de saúde e informa sobre medidas de enfrentamento da pandemia. Está disponível nos sites do Governo do Ceará (www.ceara.gov.br), da Secretaria da Saúde (saude.ce.gov.br), na página coronavirus.ceara.gov.br e no Facebook Messenger da Sesa.

“É mais um canal de comunicação para a população. Tudo isso para que os cidadãos possam receber orientação sobre qual o momento correto para procurar unidade de saúde”, explicou o governador Camilo Santana, em transmissão ao vivo nas redes sociais, na última quinta-feira (2). Nos próximos dias, o suporte passará a funcionar também no WhatsApp do Governo do Ceará.

Projeto da Secretaria da Saúde (Sesa) acelerado pelo Íris – Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará, o atendimento virtual começou a operar em fase de testes na última quinta-feira (2) e agora está plenamente disponível. Ele utiliza a tecnologia de chatbot, em que o usuário inicia um bate-papo com um sistema de inteligência artificial. A partir daí, são repassadas informações sobre o novo Coronavírus. Conforme as respostas sobre sintomas são inseridas pelo usuário, é realizado encaminhamento para o atendimento humano, que prossegue pela mesma plataforma.

“O objetivo principal é oferecer à população teleorientação com uma equipe de saúde de plantão, para que somente aqueles com sintomas graves sejam direcionados para o atendimento presencial em postos e hospitais”, afirma a coordenadora geral do Íris, Jessika Moreira. Se, após a avaliação virtual, o profissional constatar a necessidade de direcionamento do paciente a uma unidade de saúde, será indicado um local específico.

Assim, a iniciativa pretende minimizar os riscos de contaminação e fazer com que as equipes de saúde tenham melhores condições para tratar dos casos graves. “Isso evita lotação de serviços de saúde, onde provavelmente se misturam pacientes com o novo coronavírus (Covid-19) e pacientes sem a doença e essa aglomeração acaba favorecendo a proliferação do vírus”, descreve Magda Almeida, secretária executiva de Vigilância e Regulação da Sesa.

O sistema gera dados para subsidiar a tomada de decisão do Governo do Ceará no enfrentamento ao novo Coronavírus. “Os cidadãos que precisarem vão ter o atendimento de profissionais de saúde remotamente. Não é simplesmente um repasse de informações, a gente vai acompanhar esses cidadãos. Vai fazer orientação e, se não houver riscos, eles não irão precisar se deslocar ao serviço de saúde”, reforça Magda Almeida.

Jessika Moreira ressalta ainda que a nova ferramenta também é um meio de propagar informações confiáveis. “O cidadão pode tirar dúvidas sobre a doença: principais sintomas, mitos e verdades, formas de contágio, práticas de prevenção. Além disso, se ele desejar, poderá fazer uma autoavaliação do seu estado de saúde. Tudo isso sem sair de casa”, detalha.

O Plantão Coronavírus também oferece atenção 24 horas por telefone. Pelo Telesaúde 0800 275 1475, quem tem dúvidas sobre a doença recebe orientação de equipe especializada. Os atendimentos a distância visam garantir que a assistência hospitalar – já ampliada e com contínuas medidas de reforço – esteja pronta para cuidar de quem precisa.

 

Veja como acessar o canal de atendimento virtual:

 

 

 

Ouça:

Projeto da Secretaria da Saúde (Sesa) acelerado pelo Íris – Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará, o atendimento virtual utiliza a tecnologia de chatbot, em que o usuário inicia um bate-papo com um sistema de inteligência artificial, como explica a Secretária Executiva de Vigilância Sanitária da Sesa, Magda Almeida.

A coordenadora geral do Laboratório Íris, Jéssika Moreira, explica como funciona o atendimento virtual.

Jéssika Moreira orienta que os cidadãos que fizerem o teleatendimento, caso apresentem sintomas da Covid-19 podem pedir uma avaliação virtual por um profissional de saúde. Ela explica o procedimento.

Para a secretária Magda Almeida, o atendimento virtual garante que o cidadão só procure o serviço de saúde em caso de necessidade.