Conselho de Governança Fiscal se reúne para discutir medidas durante a pandemia do coronavírus

7 de abril de 2020 - 13:29 # # # #

Ascom Casa Civil

Governador Camilo Santana destacou a importância da redução de despesas para garantir a manutenção dos serviços essenciais

O governador Camilo Santana reuniu virtualmente nesta terça-feira (7) o Conselho de Governança Fiscal do Estado para discutir formas de redução das despesas de todos os órgãos públicos diante da grave crise econômica decorrente da pandemia do coronavírus. O conselho é presidido pelo governador e conta com Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública e Tribunal de Contas do Estado.

“Nosso objetivo é de que haja economia, mas garantindo que os serviços essenciais à população não sejam comprometidos, e que o Estado continue cumprindo todas as suas obrigações, inclusive pagando os salários em dia, mesmo diante da grande queda de arrecadação neste momento de pandemia”, citou o governador Camilo Santana, após o encontro de durou cerca de 1h20.

Criado no ano passado, o Conselho de Governança Fiscal do Estado é pioneiro no Brasil e tem como objetivo estabelecer diretrizes de esforços e eficiência fiscal; monitorar os resultados, propor alterações e disseminar boas práticas de gestão fiscal no Ceará, incluindo ações em parceria com os municípios. O grupo se reúne a cada quatro meses para avaliar o cenário econômico.

“Nosso conselho é fundamental para a área econômica do Ceará. Tenho convicção de que, com muito diálogo e a integração de todas as instituições, conseguiremos reduzir as despesas de todos os órgãos públicos do nosso estado e garantir os serviços essenciais”, citou o governador.

Participaram do encontro os presidentes da Assembleia Legislativa, deputado estadual José Sarto; Tribunal de Justiça, desembargador Washington Araújo; e Tribunal de Contas do Estado, Valdomiro Távora; procurador-geral de Justiça do MP, Manuel Pinheiro; defensora pública-geral, Elizabeth Chagas; além de secretários de Estado.