Secitece e vinculadas discutem ações de combate à Covid-19

7 de abril de 2020 - 10:41 # # # # # #

Ascom Secitece - Texto e Fotos

Através de videoconferência, com a participação de todos os coordenadores da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), o secretário Inácio Arruda discutiu os ajustes e adequações de programas e ações da secretaria, às novas normas do Governo do Ceará, que está em luta contra a Covid-19. A reunião aconteceu na tarde da segunda-feira (06), quando foi apresentada uma portaria que institui o regime de teletrabalho emergencial para os servidores da Pasta, como medida de caráter temporário, para mitigação dos riscos decorrentes da doença causada pelo novo coronavírus.

O secretário Inácio Arruda abriu a reunião saudando o protocolo estabelecido pelo governador Camilo Santana, e reafirmou “o quanto temos e precisamos fazer no enfrentamento à pandemia. É necessário planejar ações que ajudem na luta do governo do Estado no combate ao avanço do coronavírus”, disse.

Ele destacou algumas ações e projetos que já estão sendo desenvolvidos pelo Sistema Secitece: o Criarce, em parceria com várias instituições, já conseguiu fabricar e distribuir máscaras e equipamentos de EPI para profissionais da saúde de hospitais de Fortaleza e de vários outros municípios cearenses; o programa Corredores Digitais já realizou seis webinar e mentorias para melhorias nos negócios de várias empresas; o Nutec está atuando na análise da qualidade de álcool gel; a Funcap lançou o edital voltado para ações de enfrentamento à Covid 19, e as universidades cearenses colocaram seus laboratórios à disposição do Governo do Estado.

Durante a reunião, o secretário Inácio informou que está articulando também reuniões com cientistas e com os dirigentes de todas as vinculadas da Secitece (Funcap, Nutec, Centec, Uece, UVA e Urca). O objetivo é promover, ainda mais, ações conjuntas que ajudem nessa hora crítica do Estado. No final, ressaltou o esforço do governador Camilo Santana na luta contra o avanço do coronavírus, reafirmando seu apoio as ações de isolamento social e as demais medidas de redução de danos frente a crise.