Maior programa de coaceleração do Ceará será lançado nessa sexta-feira (8)

6 de maio de 2020 - 13:38 # # # # #

Louise Mezzedimi - Ascom Nutec

O evento, que aconteceria de forma presencial, será realizado por meio de live streaming

Instituto Atlântico, Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec), ICC Biolabs e Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) se juntam para lançar no dia 08 de maio, às 17h30, aqui no site, para o Programa em Rede de Apoio à Incubação e Aceleração (PRAIA). O projeto visa amadurecer o ecossistema de empreendedorismo do Ceará, dando apoio a startups com treinamentos, tecnologia, mentorias e possibilidades de financiamento. As inscrições poderão ser realizadas no site www.vemserpraia.com.br, a partir do dia 08 de maio.

Originalmente, o PRAIA estava marcado para acontecer no dia 27 de março, no Marina Park Hotel. Com o advento da Covid-19, o evento que aconteceria de forma presencial, será realizado através de live streaming. A decisão foi tomada a partir de uma enquete que ocorreu no Instagram do PRAIA.

Poderão participar Startups com produto validado, que tenham a “tecnologia” como pilar central do negócio, com faturamento e constituídas formalmente (CNPJ) há, no mínimo, 6 (seis) meses. As áreas de interesse são agronegócio, energia, indústria 4.0, saúde e bem-estar, mercado financeiro e economia e sociedade digital (Educação, Mobilidade, Recursos Humanos, Logística, Jurídico, Gestão de Resíduos e Alimentos). Serão escolhidas 06 empresas cearenses.

A coaceleração ocorrerá entre maio e outubro deste ano, e tem por objetivo gerar oportunidades de negócios para que as startups selecionadas multipliquem o seu progresso e o Ceará fortaleça o seu ecossistema empreendedor.

Para Luiz Alves, Gerente de Inovação do Instituto Atlântico, o objetivo é fazer algo diferente do que o mercado já oferece. “Hoje há uma grande necessidade de criar uma ambiência para o ecossistema de empreendedorismo e de inovação. O programa é focado em amadurecer esse campo no Ceará e, assim, reter os nossos talentos”, declara.

Segundo levantamento da Associação Brasileira de Startups (Abstartups) de 2019, o Ceará já é o terceiro maior mercado regional de Startups. Para Bruna Sousa, Gerente da Agência de Inovação do Nutec e Líder de Comunidade do PRAIA, é preciso dar condições para que essas empresas não migrem para São Paulo e outros grandes centros. “Vamos investir nos projetos regionais, capacitando, proporcionando tecnologia, dando acesso a uma rede de mentores com profissionais de referência, enfim, fornecendo condições para as empresas crescerem e apresentarem resultados consistentes”, afirma.

Entre os benefícios do programa podemos citar o investimento do Instituto Atlântico, alocando profissionais nos times das startups para ajudar na construção dos produtos. Outro grande diferencial é o recebimento do licenciamento de tecnologias já desenvolvidas pelo Instituto para a Startup.

Processo de Seleção

A seleção dos escolhidos será realizada por um comitê com a participação de “especialistas”. O processo contará com três etapas: inscrição através do site www.vemserpraia.com.br, apresentação (Pitch) e entrevista.

Os critérios de avaliação serão: grau de inovação da solução (estratégias de diferenciação), grau de escalabilidade, conhecimento do problema/dor e mercado, maturidade da solução, maturidade da startup, modelo de negócio proposto, conhecimento técnico, perfil e disponibilidade do empreendedor e alinhamento com a proposta do programa.

Além dos idealizadores do PRAIA, o programa conta com os apoiadores Activox, AWS, Convertte, Cordel Ventures, Corredores Digitais, Criarce, Embrapa, Farias Brito, Grupo Control, Ibyte, Investup, IOT Open Labs, Microsoft e Wiser.

Serviço:

Data: 8.5 (sexta-feira)
Horário: às 17h30
Onde: Canal do Youtube do PRAIA