Quase 24 mil carros são abordados e 545 ocorrências por descumprimento ao decreto são atendidas

11 de maio de 2020 - 16:45 # # # # #

Ascom da SSPDS

A participação da população por meio das ligações feitas à Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) é fundamental para auxiliar os trabalhos de orientação e fiscalização feitos pelas equipes de segurança pública estaduais e municipais. Das 19 horas da quinta-feira (7) até as 8 horas desta segunda-feira (11), 545 ocorrências foram atendidas em Fortaleza. Desse número, 380 correspondem aos locais com aglomerações de pessoas, 132 de comércios não essenciais que permaneciam em funcionamento e 33 acionamentos por pessoas que descumpriam alguma norma do decreto.

O comandante geral da Polícia Militar do Ceará, coronel PMCE Alexandre Ávila, ressalta a importância da denúncia por meio do 190 da Ciops. “Estamos atendendo a essas denúncias de forma proativa, e é importante frisar que a participação da população tem sido muito fundamental para as fiscalizações do decreto estadual. Isso porque temos obtidos resultados positivos em várias regiões a partir de ações baseadas nessas denúncias”, disse.

As Áreas Integradas de Segurança (AIS) que mais registraram ocorrências foram as AISs 1, 4 e 8. (https://www.sspds.ce.gov.br/ais/). As estatísticas foram geradas por meio de relatório do Gabinete de Gestão de Eventos Complexos (GCEC) instalado na sede da SSPDS com a presença física e remota de representantes das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e demais instituições envolvidas no plano operacional. Também de acordo com os levantamentos feitos pelo GCEC, quase 24 mil veículos foram abordados.

“Após o primeiro final de semana com medidas mais rígidas, nós podemos fazer um balanço bastante positivo das operações com a integração dos órgãos de segurança, trânsito e fiscalização. Conseguimos bater a nossa meta, que era reduzir em 70% a circulação de veículos, tanto nas vias da Capital quanto nas rodovias que dão acesso a Fortaleza. Foi o melhor período desde o primeiro decreto de isolamento social e com menor deslocamento de pessoas nas ruas”, avaliou o secretário da SSPDS, André Costa.

Os condutores que não tiveram seus deslocamentos justificados foram orientados a retornarem aos seus domicílios. Doze pessoas foram autuadas por descumprir o decreto estadual e por outros crimes identificados nas mesmas ocorrências, como roubo, receptação, porte ilegal de arma de fogo, associação criminosa, perturbação do sossego alheio, embriaguez ao volante e desacato. Os trabalhos integrados permanecem até o fim do decreto, no dia 20 de maio.

Denúncias

A população pode ajudar nas ações de combate ao novo coronavírus. Além de cumprir as medidas de isolamento, as pessoas podem denunciar condutas que desrespeitem o Decreto Estadual n° 33.574. As informações podem ser repassadas ao número 190 da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops). O sigilo é garantido.

 

Ouça

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, André Costa, falou sobre a operação, que ele considerou um sucesso.