Indicadores epidemiológicos conduzem distribuição de 200 novos respiradores no Ceará

23 de maio de 2020 - 20:18 # # # # # # #

Daniel Herculano - Texto
Ascom Casa Civil e Tatiana Fortes - Fotos

O governador Camilo Santana explicou, em anúncio nas redes sociais, na noite deste sábado (23), os critérios para a distribuição dos 200 novos respiradores adquiridos pelo Governo do Ceará no exterior para o enfrentamento ao novo coronavírus. Na transmissão, ele listou os municípios contemplados e que já recebem os equipamentos. Também fez um apelo para que a população cumpra o decreto estadual de isolamento social rígido em Fortaleza e demais municípios.

Distribuição de respiradores

Dos respiradores que o Governo do Estado comprou da China, modelo VG70, um dos mais modernos e robustos do mundo, já chegaram 200, e o Ceará ainda aguarda a chegada de mais 300 até o início de junho. “Continuamos firmes nessa luta para salvar vidas, e entre as ações já ampliamos a nossa rede de saúde em mais de 2.200 novos leitos exclusivos para pacientes com covid-19, sendo que destes, quase 700 são UTIs”, apontou o governador.

Em seguida, Camilo listou as cidades para onde os respiradores estão sendo distribuídos. Ele explicou também que cada município é contemplado de acordo com planejamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), que avalia diariamente a situação da pandemia no Estado. “Os respiradores são para garantir a ventilação mecânica nos casos mais graves da doença, e antes do envio foi avaliado a necessidade do equipamento a partir da situação epidemiológica de cada município cearense”, disse o governador.

Distribuição dos 200 respiradores ficou assim: Maranguape (7), Itapipoca (8), Maracanaú (7), São Gonçalo (5), Horizonte (7), Pentecoste (1), Caucaia (4), Tianguá (7), Itarema (2), Acaraú (5), Canindé (3), Quixadá (5), Iguatu (10), Aracati (2), Limoeiro do Norte (10), Quixeramobim (5), Hospital Regional do Sertão Central (15), Hospital de Campanha de Sobral (10), Hospital Regional Norte (20), Hospital de Messejana (12), IJF Fortaleza (20), HGF Fortaleza (12), Hospital Waldemar de Alcântara (4), Santa Casa de Fortaleza (4), Hospital São José (5) e Hospital Leonardo DaVinci (10).

No procedimento padrão da Secretaria de Saúde do Ceará, os equipamentos são montados e testados no Hospital Leonardo DaVinci, depois são liberados e encaminhados para seu destino final. Na última quarta-feira (20), a Central de Ventiladores Mecânicos e Equipamentos Respiratórios (CVMER) validou os 200 respiradores que chegaram da China, e recebeu profissionais para testes e treinamentos de uso. Além disso, a CVMER vai ter como responsabilidade nesse processo amparar e dar o suporte de utilização destes equipamentos a todos os hospitais que forem destinados.

Reunião com prefeitos

Camilo informou que essa semana teve uma reunião virtual com 117 prefeitos do Ceará, e que, paulatinamente deverá programar reuniões regionalizadas. Tudo para se possa estabelecer protocolos e ações específicas para cada nível da pandemia nos municípios. “Tem de haver um protocolo inicial elaborado por cada cidade cearense, para que as pessoas possam ser tratadas logo no início da doença, em muitos casos tratadas mesmo em casa, seguindo as orientações dos profissionais de saúde. Quando mais cedo se trata, logo ele se recupera e nós evitamos levar o paciente até o nível da necessidade de uma UTI”, orientou o governador.

Retomada da economia

Sobre a retomada da economia, Camilo pregou cautela, mas apontou que o grupo de trabalho segue construindo o plano de retomada gradativa para o Ceará. “Já percebemos uma tendência de estabilização da pandemia em Fortaleza. Se confirmando isso até o final do mês de maio, pretendemos iniciar o processo de flexibilização a partir do dia 1º de junho, mas com muita responsabilidade”, disse. O governador ainda informou que o plano de retomada está sendo discutido com os setores, e em breve serão informadas as fases e as atividades que poderão retornar a partir do próximo mês.

“Reforço o apelo para que possamos manter o isolamento social rígido, e quanto mais se cumpre, mais rápido podemos iniciar essa retomada”, confirmou o governador, que destacou ainda que a retomada das atividades deve acontecer de forma planejada para que não seja necessário outro episódio de isolamento social. “Se não for feito de forma responsável, com protocolo, com acompanhamento e monitoramento, a gente pode perder o controle e ter de voltar tudo de novo”, explicou.

Feriado

“Acertei com o prefeito Roberto Cláudio para que possamos antecipar dois feriados na Capital, através de uma Lei Municipal e de dois decretos que serão apreciados pela Câmara essa semana. O feriado de Corpus Christi (11 de junho), e Nossa Senhora da Assunção (15 de agosto), ambos serão antecipados para a próxima semana. Isso`ajuda para quando voltarmos às atividades econômicas, não ter de fechar de novo nessas datas”, antecipou Camilo.

O governador do Ceará finalizou seu pronunciamento pedindo a compreensão de todos os cearenses, lembrando que todas as medidas são pautadas pela ciência e orientadas por especialistas. “Já são mais de 20 mil pessoas recuperadas pelo sistema público de saúde no Ceará, vamos continuar trabalhando para salvar vidas e minimizar os transtornos da pandemia no Estado.”

 

Ouça:

Camilo Santana explicou que os municípios contemplados com os respiradores  seguem planejamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), que avalia diariamente a situação da pandemia no Estado.

Camilo Santana informou que essa semana teve uma reunião virtual com 117 prefeitos do Ceará, e que, paulatinamente deverá programar reuniões regionalizadas. Tudo para se possa estabelecer protocolos e ações específicas para cada nível da pandemia nos municípios.

Sobre a retomada da economia, Camilo Santana pregou cautela, mas apontou que o grupo de trabalho segue construindo o plano de retomada gradativa para o Ceará.

O governador reforçou que é necessário manter o isolamento para que seja colocado em prática o plano de retomada da economia. Ele destacou o número de cearenses que se recuperaram da doença.

O governador confirmou ainda que acertou com o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, a antecipação de feriados.