Secretaria da Saúde inicia cronograma de visitas de educação preventiva nas empresas

2 de junho de 2020 - 18:02 # # # #

Débora Morais - Ascom Sesa Texto e Foto

Dando continuidade às ações de monitoramento e combate ao novo coronavírus, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) iniciou na manhã desta terça-feira (2) o cronograma de visitas diárias para educação preventiva nas empresas, em Fortaleza. Trata-se do acompanhamento e fiscalização dos estabelecimentos contemplados na Fase de Transição do processo de reabertura responsável das atividades econômicas no Estado.

Nesse primeiro momento, as ações são educativas e de conscientização, com o intuito de verificar algumas condições sanitárias que podem favorecer a transmissão da Covid-19 entre os funcionários. Como as empresas que estão reabrindo tiveram que se adaptar às novas medidas, a orientadora da Célula de Fiscalização e Inspeção de Serviços de Saúde da Sesa, Jane Cris Cunha, explica que estão sendo analisados o cumprimento dos requisitos estabelecidos para autorizar o funcionamento.

“Nós pegamos uma amostra de setores que são pontuados nos itens de flexibilização e avaliamos se estão seguindo corretamente todos os protocolos”, explica. Enquanto o Ceará estiver na fase de reabertura das atividades econômicas, os estabelecimentos autorizados a operar passarão por fiscalização regularmente.

“Todos os dias nós vamos fazer de duas a quatro inspeções, onde iremos avaliar o monitoramento das condições de risco dentro das empresas e o acompanhamento da saúde do trabalhador, de modo a minimizar as chances de contaminação por Covid-19 no ambiente de trabalho”, reforça Jane Cris.

Os estabelecimentos devem adotar medidas preventivas para evitar o contágio pelo novo coronavírus, como a distribuição de máscaras, aferição da temperatura na entrada dos funcionários, borrifação de álcool nas mãos e a testagem dos funcionários, entre outras medidas direcionadas para cada setor. Nesta terça-feira, esses protocolos foram verificados na área administrativa de uma operadora de saúde da Capital.

“A gente tem uma preocupação muito grande não só com os nossos funcionários, mas também com os nossos clientes, principalmente nesse período de retorno ao trabalho. Estamos tentando seguir tudo o que o decreto está recomendando e temos feito bastante para investir na saúde do trabalhador”, destaca Marcos Peixinho, gerente de RH.

Isolamento social continua

Durante coletiva de anúncio do Plano Responsável de Abertura das Atividades Econômicas e Comportamentais, na última quinta-feira (28), o secretário da Saúde, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), explicou que se houver quebra de protocolo, como ter mais funcionários ou clientes do que o previsto no decreto, ou passar do período de horas acordado em cada atividade, pode colocar todo o planejamento a perder, pois os números aparecerão no sistema de saúde.

Dr. Cabeto reafirmou ainda que o processo de monitoramento será contínuo, com análises epidemiológicas diária das cidades, regiões e por fim, de todo o Estado. “Os números diários de atendimentos, novos casos, internações e óbitos, são fatores condicionantes para cada mudança de fase. Ou seja, as mudanças graduais de fases vão depender do comportamento e do nível de cumprimento das normas estabelecidas para o retorno ao funcionamento, e o isolamento social continua para a maioria. Por fim, vamos fazer uma investigação sorológica nas empresas, para saber da taxa de ataque dentro do grupo de trabalho e a taxa de transmissibilidade”, ressaltou.