Saiba como é a produção do álcool 70% no laboratório do Nutec

8 de junho de 2020 - 16:37 # # # #

Louise Mezzedimi - Ascom Nutec - Texto
Tatiana Fortes - Fotos

Cerca de 3000 litros já foram produzidos e doados para a SESA e Corpo de Bombeiros

Com o objetivo de ajudar na prevenção do coronavírus e proteger pacientes e profissionais da saúde, o Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec), entidade vinculada à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), irá produzir 60 mil litros de álcool 70% até o final de julho. Mas o que muita gente tem curiosidade de saber é como esse produto, tão importante e adquirido por todos em tempos de Covid-19, é produzido em laboratório.

O Nutec recebeu a demanda da Secitece para avaliar a possibilidade de produzir álcool 70%, antisséptico necessário para a correta higienização das pessoas e das superfícies na prevenção do coronavírus. Como o produto não faz parte do portfólio da instituição, um Grupo de Trabalho foi instituído, envolvendo a área técnica e a administrativa, com o objetivo de ativar um local de produção no órgão. A área estruturada no Nutec em que o álcool 70% é produzido foi avaliada e considerada apta para uso pelo Corpo de Bombeiros.

O processo inicia com a análise do álcool disponibilizado pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), para a certificação do teor alcoólico. A partir dessas informações, a equipe obtém soluções aquosas de álcool 70 com diluição e ajuste de concentração, de acordo com a temperatura de processo. Após os ajustes para produção do álcool 70%, o produto passa por ensaios físico-químicos e microbiológicos para a certificação de cada lote de álcool produzido. Somente após a emissão dos laudos, ocorre a sua liberação e distribuição para os órgãos. Os lotes já começaram a ser entregues e, na última terça-feira (02), foram destinados 2000 litros para as unidades públicas de saúde.

Ao todo, participam da ação a supervisora do núcleo de materiais, Janaína Sobreira, o coordenador do Laboratório de Resíduos Sólidos e Efluentes (Larse), Ari Clecius, o gerente de materiais, Fernando Bacelar, os pesquisadores Denilson Queiroz , Erilândia Sousa, Patricia Mendes, Vítor Paulo e Lourdeci de Melo, além dos diretores Iêda Nadja e João César de Freitas.

Para o coordenador Ari Clecius, a união das instituições é essencial para ajudar o Estado no combate à Covid-19. “Nesse momento delicado, é importante que as instituições se unam e se mobilizem para realizar ações como essa que fazem a diferença”, salienta.

Produção e distribuição

Dos 60 mil litros de álcool 70% a serem produzidos pelo Nutec até o final de julho, 59 mil litros serão destinados à Secretaria da Saúde (Sesa) do Ceará e 1.000 ao Corpo de Bombeiros do Estado. Ao buscar a doação na sede do Nutec, o representante do Corpo de Bombeiros destacou a importância da doação. “Com essa doação, conseguiremos manter nossos quartéis e equipamentos devidamente higienizados. Consequentemente, a nossa tropa fica mais protegida, nós conseguimos ter mais homens na ponta da linha para atender a população e levar o melhor serviço. Então, essa doação gera uma cadeia positiva que vai tornar o atendimento do corpo de bombeiros melhor. Só quem ganha com isso é a sociedade cearense“, afirmou Major Giuliano.