Governo do Ceará anuncia mais 20 leitos de UTI para Sobral

24 de junho de 2020 - 16:53 # # # # # # #

Fhilipe Augusto - Texto
Tatiana Fortes e Ascom Casa Civil - Foto

Governador Camilo Santana participou de reunião com o prefeito de Sobral, Ivo Gomes

O governador Camilo Santana realizou, nesta quarta-feira (24), reunião virtual com o prefeito de Sobral, Ivo Gomes, para tratar das medidas de enfrentamento ao coronavírus. Na ocasião, o governador anunciou a instalação de novos 20 leitos de UTI e o envio de mais 6 mil testes rápidos para o município, que continua em isolamento social rígido.

“Estão indo seis mil testes para ampliar a testagem e mais 20 respiradores, que vão permitir que até o final da semana a gente abra mais 20 leitos de UTI no Hospital Regional Norte”, anunciou Camilo Santana, que se mostrou otimista com os resultados das ações tomadas em parceria com a Prefeitura de Sobral. “Os números estão mostrando uma melhora e, em breve, a gente espera retornar à normalidade no município”, disse.

Os novos leitos representam um importante reforço na rede pública de saúde no município, uma das preocupações do prefeito Ivo Gomes. “Nossa grande preocupação é o nível de ocupação e a quantidade de UTIs disponíveis na cidade”, citou o gestor municipal. Sobral também está recebendo uma Pesquisa de Soroprevalência da Covid-19, que teve início no último dia 18 e será realizada em três etapas, testando em cada uma 800 pessoas. O resultado da primeira deve ser divulgado em breve pela Secretaria da Saúde do Ceará.

Mais estrutura para o combate à pandemia

Desde o início da luta contra o coronavírus que o Estado vem trabalhando para fortalecer o sistema público de saúde. O Hospital Regional Norte (HRN), localizado em Sobral, ganhou uma unidade de campanha com 42 leitos de enfermaria de média complexidade, totalizando agora 218 leitos para tratamento da Covid-19, dos quais 105 são de UTI.

O HRN recebeu 44 respiradores e mais dez foram enviados para o hospital de campanha municipal. A Santa Casa do Município foi contemplada com outros três. O Governo do Ceará já havia fornecido 6.860 testes rápidos para serem aplicados na população de Sobral. A Região foi também beneficiada com a distribuição de 817.544 equipamentos de proteção individual, entre luvas, máscaras etc.

Juazeiro do Norte

Outra cidade que está recebendo atenção especial neste momento por conta dos crescimento de casos é Juazeiro do Norte, no Cariri, que, assim como Sobral, está em isolamento social rígido para conter o avanço do novo coronavírus. Nesta quinta-feira (25), Camilo Santana se reunirá com o prefeito Arnon Bezerra para tratar da situação.

“Juazeiro do Norte também receberá reforço de UTIs. Estamos fazendo todos os esforços possíveis para apoiar nossos municípios do interior, para onde a pandemia avançou após Fortaleza passar pelo momento mais crítico. Tenho absoluta certeza de que, juntos, iremos superar este momento difícil”, destacou o governador.

A macrorregião do Cariri, na qual Juazeiro do Norte está inserido, já recebeu 1.891.475 EPIs para proteger os profissionais que estão atuando na linha de frente do combate à pandemia. O município já recebeu do Estado 5.520 testes rápidos de detecção da Covid-19. Na cidade, a população conta, atualmente, com 116 leitos exclusivos para o tratamento de quem contraiu o novo coronavírus, sendo 60 de terapia intensiva e 56 de enfermaria.

 

Ouça

O governador Camilo Santana anunciou a instalação de novos 20 leitos de UTI e o envio de mais 6 mil testes rápidos para o município, que continua em isolamento social rígido.

Os números em Sobral ainda preocupam, mas o governador Camilo Santana está otimista com os últimos acontecimentos.