Audiência pública discute o Zoneamento do Parque Estadual do Cocó

1 de julho de 2020 - 17:14 # # # #

Ascom SEMA - Texto
Marcos Studart - Fotos

Na manhã desta quarta-feira (01/7), a Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) realizou audiência pública para discutir o Zoneamento do Parque Estadual do Cocó. A reunião virtual, coordenada pela Arcadis, consultoria contratada para realizar o Plano de Manejo (PM) da unidade de conservação (UC), contou com ampla participação de representantes do Conselho Gestor da UC, de instituições parceiras do Estado e demais partes interessadas, que discutiram o tema por mais de quatro horas.

Para Artur Bruno, titular da SEMA, o encontro de hoje representou um grande avanço. “Definimos que áreas podem ser utilizadas intensivamente, moderadamente e aquelas que têm que ser preservadas”, disse. “Creio que até o final de setembro nós teremos o plano definindo diretrizes para a gestão de toda a área do parque de 1.580 hectares”, completou. “O que será fundamental para o uso da sociedade e tão importante para a nossa Capital”, encerrou.

Bruna Pasquini, da Arcadis, e coordenadora do PM do Cocó, apresentou inicialmente as referências norteadoras de um plano, destacando as principais questões que devem ser levantadas para a construção do Zoneamento. “Quais as áreas prioritárias que devem ser preservadas? Tem área destinada ao uso público? Tem área que precisa ser recuperada?”, perguntou. “O Zoneamento precisa deixar isso claro para a sociedade”, respondeu.

Segundo a coordenadora, vários aspectos socioambientais, como relevo, limites, quais áreas já têm imóveis e infraestrutura, serão olhados. Também disse que é muito importante pontuar o que é proibido, ou seja, definir as atividades que não são permitidas. “O zoneamento tem que trazer clareza e dizer tudo o que pode ser feito no parque”, explicou. “Uma mesma área pode ter vários usos, mas o importante é eleger a prioridade”, finalizou.

Quem não participou dos trabalhos de elaboração do zoneamento do Parque do Cocó ainda tem tempo. Para tanto acessar até o dia 8 de julho os seguintes links:  https://arcg.is/1S8bqH e https://bit.ly/RioCoco . “Participe, a sua contribuição é muito importante”, disse a analista ambiental, Jacqueline Mancini, que apoia a coordenação dos trabalhos. O encontro foi mediado pela consultora da Arcadis, Suely Galhardo.

Plano de Manejo e Zoneamento

Um plano de manejo funciona como um portfólio de planejamento, onde a base apresentada no documento principal é formada pelos componentes fundamentais, dinâmicos e normativos da UC, e a partir deste, os demais planos são elaborados e incorporados.  É o ponto de partida de um processo contínuo de planejamento e não o seu fim.  O zoneamento identifica as unidades territoriais, que, por suas características físicas, biológicas e socioeconômicas, bem como por sua dinâmica e contrastes, devem ser objeto de disciplinamento, objetivando atingir o desenvolvimento sustentável da unidade de conservação.