Governo do Ceará disponibiliza alojamento do CFO para abrigar até 200 pacientes com Covid-19

17 de julho de 2020 - 13:50 # # # # # # # #

Wânia Caldas - Ascom CFO - Instituto Dragão do Mar - Texto
Silvio Jr. - Fotos

A parceria com a Prefeitura de Fortaleza, a Fundação Itaú e o Instituto da Primeira Infância (Iprede) permitiu transformar o alojamento dos atletas em Centro de Acolhimento e Isolamento Social da Capital

O Centro de Formação Olímpica (CFO) foi transformado em Centro de Acolhimento e Isolamento Social e vai abrigar, a partir desta sexta-feira (17), pacientes com Covid-19. Os 84 alojamentos destinados aos atletas vão receber até 200 pacientes com sintomas leves que poderão cumprir o isolamento na estrutura. A ação é uma parceria entre Governo do Ceará, Prefeitura de Fortaleza, Fundação Itaú e Instituto da Primeira Infância (Iprede).

“Essa ação vai assegurar dignidade e proteção à população em situação de vulnerabilidade no contexto da atual pandemia”, afirma o secretário do Esporte e Juventude, Rogério Pinheiro. O superintendente do CFO, Adriano Loureiro, destaca que, mais uma vez, o Governo do Ceará mostra seu compromisso no combate à Covid-19. “Uma ação responsável, com todas as medidas de segurança adotadas para os profissionais envolvidos e que irá beneficiar a população de baixa renda que não possui condição social de manter o isolamento social de maneira digna”.

Os pacientes serão encaminhados ao alojamento do CFO pelas equipes de Estratégia da Saúde da Família, da Prefeitura de Fortaleza, e ficarão de sete a 14 dias no local. Além dos quartos, o Governo do Ceará vai arcar com os custos de água e energia elétrica e disponibilizou a cozinha industrial e o refeitório do Centro para garantir, de maneira segura, a alimentação de todos os pacientes. A estrutura também contará com profissionais de saúde e uma ambulância 24h. Em caso de necessidade, os pacientes serão transferidos para unidades de saúde.

Atividades CFO

Neste contexto de pandemia, o CFO está realizando atividades remotas nas áreas de formação esportiva, saúde e lazer, e capacitação profissional. Em junho, abriu três editais para cursos gratuitos e recebeu 2.872 inscrições, número sete vezes maior que as 410 vagas disponibilizadas inicialmente. Por isso, aumentou a oferta e classificou 619 candidatos. Todos os aprovados receberam uniforme, material esportivo e terão direito a incentivos como bolsa de R$ 200, cestas básicas e kits com máscara e álcool gel.

O Centro de Formação Olímpica é uma instituição da Secretaria do Esporte e Juventude do Governo do Ceará e, desde outubro de 2019, está sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM), organização social (privada, sem fins lucrativos), responsável por 10 instituições estaduais.