Governo do Ceará distribui 1,9 milhão de máscaras para profissionais da saúde

21 de julho de 2020 - 17:14 # # # # # #

Martina Dieb - Ascom Sesa - Texto
Tatiana Fortes - Fotos


Para reforçar a segurança dos profissionais da saúde que atuam na linha de frente da pandemia, o Governo do Ceará investiu na aquisição de equipamentos de proteção individual (EPIs) para enfrentamento à Covid-19 no Estado. Dando continuidade as ações, serão distribuídos, a partir desta terça-feira (21), mais 1,9 milhão de máscaras cirúrgicas descartáveis e máscaras N-95 a todos os municípios do Estado.

Os insumos fazem parte dos equipamentos adquiridos no exterior pelo Governo do Ceará e atenderão a Capital e municípios do Interior. A logística de distribuição foi articulada pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Conforme explica a assessora técnica da Célula de Gestão de Logística e Recurso Biomédicos da Sesa, Mariana Maia, a quantidade que cada município receberá será proporcional à base populacional das respectivas prefeituras.“Damos continuidade a distribuição dos insumos com 1,9 milhão de máscaras esta semana. Esta distribuição ocorre contemplando as Superintendências Regionais e as Áreas Descentralizada de Saúde. O critério utilizado foi populacional e as distribuições anteriores já realizadas pelo Estado”, explica.

Todo o material foi adquirido com recursos do Governo do Ceará e tem como objetivo salvar vidas na Capital, Região Metropolitana e neste momento, principalmente, no Interior. O acompanhamento da dinâmica de evolução ou queda de transmissão da Covid-19 tem sido feito de forma regionalizada, uma vez que o tempo da pandemia tem sido diferente em cada região do Ceará.

Distribuição dos insumos

Nesta terça-feira (21) serão distribuídos 281.950 máscaras para Aquiraz, Eusébio, Itaitinga, Área Descentralizada de Saúde (ADS) de Maracanaú e superintendência do Sertão Central. Na quarta-feira (22) será Baturité, Itapipoca, Cascavel, superintendências Norte e Litoral Leste com a distribuição 660.050 máscaras. Na quinta-feira (23) serão contempladas as superintendências de Fortaleza e do Cariri e ADS de Caucaia.

Na última sexta-feira (17), o Ceará adquiriu mais 115 respiradores para o atendimento essencial de pacientes em estágios graves do coronavírus. Além dos aparelhos, o Estado adquiriu ainda toneladas de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). A carga aterrissou em Fortaleza e terá utilização, em especial, na estratégia de reforçar o atendimento no Interior do estado. Estes equipamentos fazem parte do pacote de 700 respiradores adquiridos no exterior pelo Governo do Ceará.