Agosto da Memória e Verdade: SPS e URCA realizam webnário sobre ditadura militar

6 de agosto de 2020 - 16:17 # # # # #

Ascom SPS

Em um cenário político com diversas disputas de narrativas e ameaças a democracia se faz necessário e urgente lembrar o passado e contar nossa história para as novas gerações. Neste agosto da memória e verdade, mês da promulgação da Lei da Anistia, a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), em parceria com a Universidade Regional do Cariri (Urca), abre vagas para que estudantes do ensinos médio e superior da rede pública de ensino e interessados no tema se aprofundem nos conhecimentos sobre ditadura militar e justiça de transição. A formação é um projeto de extensão do Programa Estadual de Memória e Verdade da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos da SPS. As aulas serão transmitidas pela plataforma Google Meet e acontecem de agosto a outubro. Para se inscrever, basta acessar esse link.

“O objetivo desta formação é que as novas gerações compreendam os reflexos da ditadura nos dias de hoje e, assim, entendam a importância da defesa irrestrita da nossa democracia e dos nossos direitos. Vivemos numa era de disputas de narrativas e para que o passado não se repita nós precisamos contar as histórias e dar voz aqueles que viveram este período tão tenebroso que foi a ditadura militar no nosso país”, destaca a secretária-executiva de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos da SPS, Lia Gomes.

O webnário tem duração de três meses e será certificado pela Urca e SPS. Serão palestras e debates abordando questões políticas, sociais e ambientais referentes ao período de 1964 a 1985 no Brasil. Para a coordenadora de Políticas Públicas dos Direitos Humanos da SPS, Amanda Freire, a reconstituição da memória, fundada na verdade, é um instrumento necessário para construção de uma cultura fortalecida nos pilares da democracia e dos direitos humanos. “Apostamos na educação em direitos humanos, seguindo as diretrizes do Programa Nacional de Direitos Humanos, para que o conhecimento seja passado de geração a geração e nunca caia no esquecimento”, frisa Amanda Freire.

“Com o eixo da educação do Programa Estadual de Memória e Verdade, estamos aproximando as novas gerações das histórias de pessoas que viveram a ditadura, de ex-presos políticos e seus familiares. Não queremos que estas narrativas se percam no tempo. Pelo contrário, queremos dar voz e rosto às histórias que muitos alunos escutam em poucos minutos numa aula de história do colégio”, esclarece a educadora e articuladora da SPS, Lúcia Alencar.

Durante as aulas serão apresentadas também duas experiências exitosas de lugares de memória. A primeira delas é o Museu Sítio de Memória (ESMA), situado no edifício do antigo Cassino de Oficiais da Marinha, onde foram detidos cerca de cinco mil mulheres e homens. O museu fica na cidade de Buenos Aires, na Argentina. O segundo local é o Memorial da Resistência, antiga sede do DEOPS, na cidade de São Paulo.

Programação

10/08 – às 16h / Palestra – Golpe de 1964: um passado não muito distante

Palestrante: Professor Emmanoel Lima Ferreira, doutor em Sociologia pela UFC com pós-doutorado em Serviço Social pela UECE e professor do Departamento de Economia da URCA

Mediador: Tiago Gomes, mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará e professor assistente da Universidade Regional do Cariri

18/08 às 16h / A justiça de Transição brasileira sob o governo Bolsonaro

Palestrante: Professor João Teófilo, doutorando da Universidade Federal de Minas Gerais

Mediadora: Rita Sipahi, advogada, servidora pública e ex-conselheira da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça.

20/08 às 16h / Comissão Especial de Mortos e Desaparecidos Políticos – (CEMDP)

Palestrantes: Diva Santana e Vera Paiva (representantes dos familiares de mortos e desaparecidos políticos na CEMDP.

Mediadora: Lúcia Alencar, educadora e articuladora da SPS

24/08 às 16h /Clínicas do Testemunho e Memorial da Anistia do Brasil

Palestrantes: Vera Vital Brasil, representante das Clínicas de Testemunhos, e

Marleide Ferreira Rocha, ex-técnica da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça

Mediadora: Lúcia Alencar, educadora e articuladora da SPS

10/09 às 16h / Memória e Verdade no Ceará: perspectivas e desafios

Palestrantes: Lúcia Alencar, educadora e articuladora da SPS, e Mário Albuquerque, presidente da Comissão de Anistia Ceará

Mediador:Márcio Aguiar, membro do Grupo de Trabalho do CMFTA

18/09 às 16h / Centro de Memória Frei Tito de Alencar

Palestrante: Antônio Gilvan Silva Paiva, secretário da Cultura de Fortaleza

Mediador(a): Ana Rita, professora da UFC e membro do Grupo de Trabalho do CMFTA

10/10 às 16h / Memorial da Resistência e Núcleo da Memória – São Paulo

Palestrante: Maurice Politi, administrador, ex-preso político e fundador/diretor do Núcleo de Preservação da Memória Política de São Paulo)

Mediadora: Ana Rita, professora da UFC e membro do Grupo de Trabalho do CMFTA.

18/10 às 16h / Instituto de Políticas Públicas dos Direitos Humanos IPPDH- MERCOSUL – (CIDH) de Buenos Aires

31/10 às 16h / ESMA Sítio de Memória – Buenos Aires