Familiares de desaparecidos políticas participam de webnário sobre Memória e Verdade

19 de agosto de 2020 - 13:11 # # # #

Ascom SPS

Com uma programação diversa e dedicada aos direitos humanos, o webinário Memória e Verdade, fruto da parceria entre Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) e Universidade Regional do Cariri (Urca), transmite amanhã (20), às 16h, no canal da Urca no youtube, palestra com Vera Paiva, professora titular do departamento de Psicologia Social da Universidade de São Paulo (USP) e filha do ex-deputado federal, Rubens Paiva, desaparecido político na ditadura militar; e Diva Santana, membro do grupo Tortura Nunca Mais Bahia e representante de familiares de mortos e desaparecidos políticos, que também vai compartilhar suas experiências na militância contra a ditadura. Para assistir, basta acessar o link.

O Webnário acontece desde o último dia 10 de agosto e marca as atividades alusivas ao mês da promulgação da Lei da Anistia. Com encontros até outubro, a formação é um projeto de extensão do Programa Estadual de Memória e Verdade da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos da SPS

“O objetivo desta formação é que as novas gerações compreendam os reflexos da ditadura nos dias de hoje e, assim, entendam a importância da defesa irrestrita da nossa democracia e dos nossos direitos. Vivemos numa era de disputas de narrativas e para que o passado não se repita nós precisamos contar as histórias e dar voz aqueles que viveram este período tão tenebroso que foi a ditadura militar no nosso país”, destaca a secretária-executiva de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos da SPS, Lia Gomes.

O webnário tem duração de três meses e será certificado pela Urca e SPS. Serão palestras e debates abordando questões políticas, sociais e ambientais referentes ao período de 1964 a 1985 no Brasil. Para a coordenadora de Políticas Públicas dos Direitos Humanos da SPS, Amanda Freire, a reconstituição da memória, fundada na verdade, é um instrumento necessário para construção de uma cultura fortalecida nos pilares da democracia e dos direitos humanos. “Apostamos na educação em direitos humanos, seguindo as diretrizes do Programa Nacional de Direitos Humanos, para que o conhecimento seja passado de geração a geração e nunca caia no esquecimento”, frisa Amanda Freire.

“Com o eixo da educação do Programa Estadual de Memória e Verdade, estamos aproximando as novas gerações das histórias de pessoas que viveram a ditadura, de ex-presos políticos e seus familiares. Não queremos que estas narrativas se percam no tempo. Pelo contrário, queremos dar voz e rosto às histórias que muitos alunos escutam em poucos minutos numa aula de história do colégio”, esclarece a educadora e articuladora da SPS, Lúcia Alencar.

Programação

20/08 às 16h / Comissão Especial de Mortos e Desaparecidos Políticos – (CEMDP)

Palestrantes: Diva Santana e Vera Paiva (representantes dos familiares de mortos e desaparecidos políticos na CEMDP.

Mediadora: Lúcia Alencar, educadora e articuladora da SPS

24/08 às 16h /Clínicas do Testemunho e Memorial da Anistia do Brasil

Palestrantes: Vera Vital Brasil, representante das Clínicas de Testemunhos, e

Marleide Ferreira Rocha, ex-técnica da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça

Mediadora: Lúcia Alencar, educadora e articuladora da SPS

10/09 às 16h / Memória e Verdade no Ceará: perspectivas e desafios

Palestrantes: Lúcia Alencar, educadora e articuladora da SPS, e Mário Albuquerque, presidente da Comissão de Anistia Ceará

Mediador:Márcio Aguiar, membro do Grupo de Trabalho do CMFTA

18/09 às 16h / Centro de Memória Frei Tito de Alencar

Palestrante: Antônio Gilvan Silva Paiva, secretário da Cultura de Fortaleza

Mediador(a): Ana Rita, professora da UFC e membro do Grupo de Trabalho do CMFTA

10/10 às 16h / Memorial da Resistência e Núcleo da Memória – São Paulo

Palestrante: Maurice Politi, administrador, ex-preso político e fundador/diretor do Núcleo de Preservação da Memória Política de São Paulo)

Mediadora: Ana Rita, professora da UFC e membro do Grupo de Trabalho do CMFTA.

18/10 às 16h / Instituto de Políticas Públicas dos Direitos Humanos IPPDH- MERCOSUL – (CIDH) de Buenos Aires

31/10 às 16h / ESMA Sítio de Memória – Buenos Aires