Pavimentação de estrada em Russas é licitada nesta quinta-feira (27)

26 de agosto de 2020 - 14:28 # # # # # #

Jóslen Barros Herbster - Ascom SOP

Nesta quinta-feira (27), o Governo do Ceará, através da Superintendência de Obras Públicas (SOP), recebe as propostas de preços para a execução das obras de pavimentação na CE-522, beneficiando diretamente o município de Russas, na região do Vale do Jaguaribe. Os 12,94 km da rota em leito natural agora serão pavimentados e incorporados à malha viária estadual, proporcionando melhores condições de deslocamento na região. A apresentação das propostas acontece às 9h30min, na Comissão Central de Concorrência (CCC) da Procuradoria Geral do Estado (PGE).

O edital contempla o trecho do entroncamento da BR-116 (Russas) até o distrito de Peixe. A execução do projeto de engenharia rodoviária inclui serviços preliminares, movimento de terra, drenagem, pavimentação, pontes e bueiros, sinalização (horizontal e vertical), além de proteção ambiental.

O processo licitatório é do tipo Concorrência Pública Nacional (CPN). O edital prevê 360 dias corridos de prazo para realização da obra, contados a partir da data de recebimento da ordem de serviço após publicação do contrato no Diário Oficial. A obra, com recurso do Tesouro Estadual e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), faz parte do Ceará de Ponta a Ponta, Programa de Logística e Estradas do Estado.

Balanço

Atualmente, a SOP possui 754 km de obras rodoviárias em andamento. Deste total, 394,67 km correspondem a obras de pavimentação, 193,68 km a restauração e 156,66 km a duplicação. O investimento envolvido nessas ações é de R$ 800 milhões, entre recursos provenientes do Tesouro do Estado e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).