PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Vapt Vupt e Casas do Cidadão ampliarão atendimentos

4 de setembro de 2020 - 16:59 # # # #

Ascom SPS - Texto
Marcos Studart - Foto

As unidades Vapt Vupt e Casas do Cidadão iniciam, na próxima terça (08), a segunda fase da retomada responsável dos atendimentos presenciais. Os equipamentos do Governo do Ceará, gerenciados pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos, aumentarão a capacidade de atendimento e, consequentemente, a oferta de senhas para a população. Os atendimentos seguem, exclusivamente, com agendamento prévio.

No Vapt Vupt, estão sendo ofertados os serviços da Pefoce (primeira e segunda vias de RG), Cagece, Sesa, Sine, Etufor e SDSDH, além do cadastramento de visitantes de internos das unidades prisionais da Região Metropolitana. Também já retomaram a emissão de antecedentes criminais e do CPF.

Nessa segunda fase, as Casas do Cidadão atende das 8h às 15h30, e os Vapt vupt, das 8h às 17h. Nas Casa do Cidadão serão realizados cadastros da CTPS digital, seguro- desemprego e intermediação de mão de obra, pelo Sine-IDT; emissão da primeira via de CPF e atualização cadastral na Receita Federal, e emissão de primeira e segunda vias do RG e certidão de antecedentes criminais, pela Pefoce.

A titular da SPS, Socorro França, destaca que o atendimento será retomado aos poucos, de forma gradual e responsável. “Fizemos um grande ajuste dos serviços ofertados e de como seria ofertados nesse momento. Nosso objetivo é retomar um atendimento necessário, mas seguindo as orientações do governador Camilo Santana de que a prioridade é cuidar da vida dos cearenses”, observa.

A unidade Vapt Vupt de Juazeiro do Norte não retornará os atendimentos, tendo em vista a necessidade de manutenção de medidas de isolamento social mais restritivas nos municípios da Região do Cariri.

Como medidas de enfrentamento ao coronavírus, todos os usuários e prestadores de serviços devem adotar os procedimentos de contenção e controle previstos pelo Governo do Estado. Dessa forma, será obrigatório o uso de máscara de proteção; a higienização frequente das mãos com água e sabão ou álcool em gel e a manutenção do distanciamento social de dois metros.

“Todas as nossas unidades passaram por diversas medidas para se adaptar a esse momento que estamos vivendo. Agora, nosso esforço é no sentido de sensibilizar a população para respeitar as medidas e contribuir para que a gente continue vencendo a batalha contra essa doença”, destaca a secretária-executiva de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Lia Gomes.

Os agendamentos devem ser realizados por meio dos seguintes endereços eletrônicos: Nas Unidades Vapt Vupt: www.vaptvupt.sps.ce.gov.br; e na Casa do Cidadão: https://www.sps.ce.gov.br/sistemas/. Aqui, o usuário deve clicar em Agendamento Serviços Casa do Cidadão. Como forma de evitar aglomerações nas Unidades, não haverá atendimento a quem comparecer presencialmente, sem agendamento prévio.