Para tornar os textos públicos mais acessíveis, Íris oferece Oficina de Inovação em Linguagem de Governo

6 de outubro de 2020 - 11:37 # # # # #

Amélia Gomes - Ascom Íris

A Linguagem Simples é uma causa social e técnica de redação que garante aos(às) cidadãos(ãs) o direito de entender, ao tornar a informação pública mais acessível, ou seja: fácil de ler, compreender e usar.

Desde janeiro deste ano, o Íris – Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará vem simplificando textos e fluxos de chatbots de projetos ligados ao Governo Digital, documentos jurídicos e textos informativos da Carta de Serviços do Estado. Hoje, a experiência do Ceará com a Linguagem Simples, pioneira no Nordeste, já é reconhecida nacionalmente.

Oficina de Inovação em Linguagem de Governo

Para envolver mais ainda o estado nesse movimento mundial, o laboratório oferece a secretarias e demais órgãos a Oficina de Inovação em Linguagem de Governo. De acordo com a coordenadora-geral do Íris, Jessika Moreira, “o governo digital do Ceará está sendo construído a partir de estratégias que garantem maior acessibilidade e inclusão dos(as) cearenses. E a linguagem, nesse sentido, é uma prioridade”.

Nessa capacitação voltada para gestores(as) e servidores(as), o conceito de Linguagem Simples é apresentado com dinâmicas interativas e ferramentas fáceis de usar. Há também exercícios de escrita usando as 10 diretrizes de Linguagem Simples do Governo do Ceará.

Isabel Ferreira Lima, coordenadora do projeto de Linguagem Simples do Íris e facilitadora da oficina, explica que “essa técnica pode ajudar o governo a se relacionar melhor com a sociedade”. Ela reforça ainda que “é preciso entender os novos padrões de leitura que surgem com o meio digital”.

A carga horária e a seleção de conteúdos e exercícios pode ser personalizada conforme a demanda do órgão parceiro.

Primeira oficina aconteceu em parceria com a Seplag

A oficina personalizada para a Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) objetivou capacitar gestores e técnicos para aplicar diretrizes de Linguagem Simples no conteúdo do Balanço Anual de Resultados.

Esse documento deve apresentar para a sociedade resultados e compromissos que devem ser entregues pelos órgãos do Governo do Ceará. A rodada de oficinas, com cerca de 100 servidores, aconteceu na semana de 28/9 a 2/10.

Com duração de 3h, a oficina abordou o conceito, as etapas e as diretrizes para escrever em Linguagem Simples. Entre as orientações repassadas para a redação de textos mais claros, estão: dividir o texto em parágrafos curtos, usar marcadores de tópicos quando possível, escrever frases curtas, na ordem direta e na voz ativa, preferir verbos em vez de substantivos.

Como faço para saber mais sobre a Oficina de Inovação em Linguagem de Governo?

Entre em contato com o Íris pelo telefone (85) 3466-4900 ou envie um e-mail para iris.labgov@casacivil.ce.gov.br

Sobre o Íris

Íris é o Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Estado do Ceará. Tem como missão acelerar o processo de transformação digital e fomentar a cultura de inovação no estado.

Acesse o cartão virtual do Íris

Conheça mais sobre a Linguagem Simples

1. 10 passos para escrever textos usando a técnica da Linguagem Simples

2. Artigo “A experiência da Linguagem Simples no Governo do Ceará”

3. Webinar “A experiência da Linguagem Simples no Governo do Ceará”

4. Webinar “Linguagem Simples e Inteligência Artificial”

5. Artigo “Linguagem Simples, saúde pública e cidadania”