Plataforma Ceará Transparente ultrapassa os 5 milhões de acessos

6 de outubro de 2020 - 16:55 # # # #

Ascom CGE

O portal institucional de transparência do Governo do Estado Ceará, o Ceará Transparente, ultrapassou, no último mês de setembro, os cinco milhões de acessos. A plataforma, gerenciada pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), garante o acesso do cidadão a informações de interesse público e para fortalecer a cultura da transparência no Estado.

Para o coordenador de Ética e Transparência da CGE, Matheus Borges, a plataforma tornou-se um importante instrumento de mudança social. “O crescente número de acessos ao Ceará Transparente, demonstra que o papel do controle social vem ganhando força dentro do estado. O cidadão está cada vez mais atento, acompanhando as ações da administração pública de perto. E é levando em consideração este novo cenário que estamos vivendo, que temos buscado melhorar, continuamente, o Ceará Transparente. Queremos torná-lo cada vez mais interativo”.

O Ceará Transparente registrou, de janeiro a setembro deste ano, aproximadamente 1,2 milhão de acessos, dos quais 148.547 foram contabilizados só no último mês de setembro. “É importante destacar, que o Ceará Transparente é uma plataforma robusta, que além de informações públicas do Estado, ele disponibiliza ainda serviços de controle social, como a Ouvidoria Geral”, fez questão de destacar o coordenador.

Ceará Transparente, robustez e modernidade

Em julho de 2018, em substituição ao então Portal da Transparência, a CGE lançou o Ceará Transparente. A plataforma que trouxe um novo conceito sobre a utilização de ferramentas públicas para disponibilização de informações de interesse social, logo se tornou o principal canal de comunicação do cidadão com o Estado.

“Quando iniciamos o processo de construção do Ceará Transparente, não tínhamos a noção do sucesso que iríamos obter, apenas tínhamos a certeza de que precisávamos criar algo diferente, projetar uma plataforma que assumisse o papel de elo entre a população e os gestores públicos. E foi perseguindo esse objetivo, que nós conseguimos criar uma parceria única com os cidadãos cearenses, onde eles foram um dos grandes pilares do processo de construção. Com a ajuda da população, nós conseguimos disponibilizar uma ferramenta criada pelo cidadão para ser utilizada pelo cidadão”, explicou o coordenador.

O Ceará Transparente foi premiado internacionalmente com o prêmio iF Design Award, na categoria Design de Serviços/UX para Governos e Instituições. A premiação é umas das mais importantes do mundo em design de serviços.