SPS discute segurança alimentar e alimentação saudável em programação virtual

13 de outubro de 2020 - 17:31 # # # # # #

Asco SPS - Texto
Ariel Gomes - Foto

“Cultivar, alimentar, preservar juntos. Nossas ações são o nosso futuro” é o tema alusivo ao encontro virtual da Semana de Alimentação Saudável, promovido pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS). A data remete aos 75 anos de criação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e ao Dia Mundial da Alimentação comemorado em 16 de outubro. No Ceará, a SPS realiza, entre os dias 14 e 16, programação virtual com palestras sobre o tema.

A programação será aberta nesta quarta-feira (14), às 14h, com a participação da titular da SPS, Socorro França e do secretário-executivo da Proteção Social, Francisco Ibiapina. A transmissão será no canal SPSCeará, no YouTube. “Esse é um momento de reforçarmos a política de segurança alimentar. Precisamos discutir esse tema e falar da alimentação saudável como uma política pública. É nesse sentido que nós temos a honra de integrar o Mais Nutrição Ceará, um projeto idealizado pela primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, que a SPS integra de forma efetiva e extremamente entusiasmada”, pontua.

“Buscamos fortalecer com as gestões municipais a importância do desenvolvimento do plano de segurança alimentar”, acrescenta Ibiapina. Nesse sentido, a SPS busca promover cursos de capacitação sobre variedades, usos, manuseios, higienização e melhores formas de aproveitamento de produtos e alimentos saudáveis gestores e técnicos do Estado e dos municípios.

Programação

O primeiro dia trará como tema “A política de segurança alimentar e nutricional da SPS”, com a apresentação da orientadora da Célula de Segurança Alimentar e Nutricional da SPS, Regina Praciano, e pela presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar (Consea-CE), Francisca Malvinier Macedo.

Na quinta-feira, a conversa será em torno das ações na área desenvolvidas pela SPS para o enfrentamento do coronavírus. A condução será feita pela técnica da Célula, Cristina Canabrava, com a participação do assessor especial para Gastronomia da Casa Civil, João Luiz Lima.

No dia 16, a coordenadora do Programa de Extensão Gastronomia Social da UFC, Eveline de Alencar, apresenta a palestra Guia Alimentar para a População Brasileira: Passos para uma alimentação saudável.