Mais de 1.300 recicladores recebem auxílio do Governo do Ceará

14 de outubro de 2020 - 17:24 # # # # # # # #

Fhilipe Augusto - Texto
Ascom Casa Civil - Fotos

Serão seis prestações pagas até o final do ano com o valor de R$ 261,25 cada. Mais de 1330 recicladores estão sendo beneficiados com a iniciativa

O Governo do Ceará pagou, nesta quarta-feira (14), as duas primeiras parcelas do Programa Auxílio Catador a 1.339 recicladores selecionados pelo edital. Os beneficiados fazem parte de 48 associações distribuídas em 41 municípios cearenses. O objetivo do Estado é contribuir com a complementação de renda no período de pandemia do coronavírus a essas pessoas que realizam cotidianamente a triagem e classificação dos resíduos recicláveis descartados nos municípios.

“Esse benefício foi mais uma ação social do Governo do Estado para minimizar os efeitos da pandemia naqueles mais vulneráveis, e que pretendemos mantê-la para o próximo ano. O Auxílio-Catador será destinado para aqueles profissionais que trabalham com coleta seletiva de resíduos sólidos em todo o Ceará. Temos muitas famílias que vivem dessa atividade e que cumprem um trabalho muito importante”, citou o governador Camilo Santana.

A lei aprovada na Assembleia Legislativa, a partir de um projeto encaminhado pelo Governo do Ceará, autoriza o pagamento de seis parcelas até o final de 2020. Cada uma corresponde a ¼ de um salário mínimo – R$ 261,25.  A ideia do Estado com o pagamento do auxílio é diminuir a perda de renda que os recicladores tiveram com a pandemia do coronavírus.

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) é a responsável por gerir o programa. Para o titular da pasta, Artur Bruno, além de buscar equiparar a renda desses profissionais autônomos, o auxílio serve também como um reconhecimento. “É uma forma de contribuir para a organização dos catadores e reconhecer a importância que eles têm para a limpeza das nossas cidades e a reciclagem de produtos – uma prática que todos deveriam ter. Os catadores são verdadeiros ambientalistas ao realizarem esse trabalho”, destacou Bruno.

Ajuda em boa hora

Para participar do programa, os recicladores têm devem pertencer a alguma associação. Rosângela Oliveira é presidente da Cooperativa dos Recicladores de São Gonçalo do Amarante. Para ela, o pagamento do auxílio será uma ajuda importante nesse momento de crise. “A gente foi contemplado com o Auxílio Catador e ele vai nos ajudar muito. Estamos aqui para agradecer o Governo do Ceará pela oportunidade de ter participado do edital. Esse dinheiro vai ajudar bastante cada um dos catadores beneficiados”, comemorou Rosângela.

Para obter mais informações, interessados podem entrar em contato com a Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável da Sema através do e-mail auxiliocatador@sema.ce.gov.br ou pelos telefones (85) 3108.2777.