PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Governo do Ceará institui Programa Cientista-Chefe como política pública de estado

2 de dezembro de 2020 - 14:30 # # # #

Ascom Funcap

O Governo do Ceará enviou para a Assembleia Legislativa o projeto de lei que vai instituir, no âmbito da administração pública, o Programa Cientista-Chefe, que tem como objetivo unir o meio acadêmico e a gestão pública. Com o nome oficial de Projeto Ciência e Inovação em Políticas Públicas, o Cientista-Chefe propõe a adoção de uma iniciativa inovadora para conectar a pesquisa com as necessidades do Governo do Ceará.

O programa atua em áreas consideradas de alta prioridade para a administração pública e em cada uma delas um pesquisador sênior, com larga experiência em pesquisa aplicada nos temas relacionados ao órgão beneficiado, se integra à equipe de gestão para identificar os principais desafios e definir como a ciência pode contribuir para encontrar soluções. Um dos principais objetivos do programa é a construção de uma base de núcleos de inovação no Governo, buscando a mudança do perfil da economia do Ceará através da Indústria do Conhecimento.

Atualmente, o Programa mantém pesquisadores atuando em secretarias ou órgãos estratégicos de governo para identificar soluções de ciência, tecnologia e inovação que poderão ser implantadas para melhorar os serviços e a qualidade de vida da população. Estão contempladas as áreas da Saúde, Segurança Pública, Educação, Ciência de Dados, Energia, Infraestrutura Viária, Pesca e Aquicultura, Recursos Hídricos, Proteção Social, Ecossistema de Inovação, Meio Ambiente, Aquicultura e Pesca Artesanal, Judiciária, Agricultura e Economia.

Saiba mais