Centros comunitários ofertam 400 vagas de capacitação profissional

11 de dezembro de 2020 - 13:56 # # # # # # # # #

Camille Soares - Ascom SPS - Texto e Fotos

Espaços de desenvolvimento e construção social, os Centros Comunitários são pontos de apoio fundamental para quem busca qualificação e socialização. Os quatro equipamentos, localizados na Capital e coordenados pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), estão com inscrições abertas para 400 vagas de cursos em diversas áreas profissionais. As aulas iniciam em janeiro.

As formações ofertadas são presenciais e acontecerão nos centros Luíza Távora (Farol), Santa Terezinha, São Francisco e São Vicente. São 16 cursos profissionalizantes, com 25 vagas cada, para pessoas com idade entre 16 e 29 anos, inscritas no Cadastro Único (CadUnico), beneficiárias do Cartão Mais Infância, em situação de vulnerabilidade social e migrantes.

“Os centros comunitários são espaços de relação direta com a comunidade. Promover capacitação profissional nessas áreas é um fortalecimento dessa relação. Sabemos as necessidades dos moradores e do bairro, como um todo. A partir desse conhecimento, ofertamos cursos que viabilizarão a oportunidade de um novo caminho”, destaca a titular da SPS, Socorro França.

Os cursos ofertados são em marketing, noções de compra e venda, barbearia, cabeleireiro, depilação, massoterapia, manicure, maquiagem, recepcionista, operador de caixa, pintura em parede, culinária, depilação e banho de lua. Para se inscrever, os interessados devem procurar a unidades mais próximas de casa, das 8h às 17h, apresentando RG com xerox, CPF, NIS (Número de identificação Social) e comprovante de residência.

“Sou muito grata pela oportunidade que eu tive. Se não fosse essa chance, muitos jovens, inclusive eu, não teríamos condições de arcar com os estudos. O centro me abriu portas para um mundo novo, que até então, era desconhecido para mim. Hoje sou maquiadora profissional”, lembra Bruna Castro, ex-aluna de design de sobrancelha, do Centro Comunitário Santa Terezinha.

Portas abertas

“Mais do que oferecer cursos gratuitos, nossa missão é fomentar a educação e incentivar a capacitação profissional de jovens que só precisam de uma oportunidade”, ressalta Verônica Maciel, orientadora da célula de Proteção Social Básica da SPS. Ela acrescenta ainda que durante o ano de 2020, foram capacitados cerca de 800 pessoas em várias modalidades, mesmo com o distanciamento social, os jovens estiveram presentes de forma online.

Polos de Atendimento e inscrições

Centro Comunitário D. Luíza Távora – Farol
Av. Zezé Diogo, 310 – Cais do Porto (Farol)
Fone: (85) 3101.1572

Centro Comunitário Santa Terezinha
Rua Osmundo Cavalcante, s/n – Vicente Pinzon
Fortaleza – CE
Fone: (85) 3101.1560

Centro Comunitário São Francisco
Rua Ilha do Bote, 367 – Quintino Cunha
Fone: (85) 3101.2729 / 3101.1560

Centro Comunitário São Vicente
Rua do Rosário, s/n – Conjunto São Vicente de Paulo – Aldeota
Fone: (85) 3101.1565