PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Ceará inicia vacinação contra a Covid-19 nesta segunda-feira (18)

18 de janeiro de 2021 - 11:18 # # # # # # #

Fhilipe Augusto - Texto
Ascom Casa Civil - Fotos

Direto de São Paulo, onde acompanhou o envio das primeiras vacinas para os estados brasileiros, o governador Camilo Santana afirmou que o Governo do Ceará inicia a campanha de vacinação contra a Covid-19 ainda nesta segunda-feira (18). As primeiras 218 mil doses da vacina Coronavac devem chegar a Fortaleza no início da tarde e, a partir daí, serem distribuídas para os municípios cearenses.

“Esse avião deverá chegar por volta das 14h no Ceará, em Fortaleza, e lá já temos toda a logística para iniciar a distribuição para o Interior. O nosso objetivo é ainda hoje, às 17, iniciar a campanha de vacinação. É um momento importante para o Brasil e o Ceará”, destacou Camilo. Com essa primeira remessa de imunizantes, o Ceará vai vacinar 109 mil pessoas, já que cada uma precisa de duas doses para garantir uma melhor defesa do corpo contra o vírus.

No Estado, a prioridade será para profissionais de saúde da linha de frente de combate à Covid-19 de unidades públicas e privadas, que serão imunizados nos locais onde trabalham, e idosos institucionalizados (que residem em asilos). Todos os grupos da Fase 1 serão vacinados na medida que cheguem mais lotes nas próximas semanas.

A distribuição das vacinas será feita por aviões, helicópteros e caminhões. Além dos imunizantes, o Governo do Ceará já garantiu a compra de seringas, agulhas, álcool, algodão e refrigeradores.

O prefeito de Fortaleza, Sarto Nogueira, e o secretário-Chefe da Casa Civil, Chagas Vieira também acompanharam o embarque das doses e comemoraram esse momento tão esperado pela população. “Muito alegre e feliz por levar esperança ao povo fortalezense e cearense. Começamos. Hoje é um dia especial para o Brasil e para nós”, disse o gestor municipal.

 

Ouça

O governador Camilo Santana falou sobre o início da vacinação hoje e destacou o momento, como sendo um grande anseio da população brasileira.

O prefeito de Fortaleza, José Sarto, também acompanhou o embarque das primeiras doses da vacina para a capital. Ele destacou que é apenas a primeira etapa da vacinação que terá prosseguimento.