Polícia Militar, Vigilância Sanitária e Agefis fiscalizaram quase mil estabelecimentos no fim de semana

25 de janeiro de 2021 - 16:23 # # # # # # # #

Ascom Casa Civil, com informações da SSPDS, Sesa e Agefis Texto e Foto

No primeiro fim de semana com a definição de novas medidas para evitar a recorrência de aglomerações, os órgãos de fiscalização do Estado e da Prefeitura de Fortaleza atuaram para a suspensão de eventos ou atividades com risco de disseminação da Covid-19. Em todo o Ceará, de 22 a 24 de janeiro, foram fiscalizados 977 estabelecimentos comerciais, 467 deles fechados imediatamente pela PM por descumprimento ao decreto estadual; além de 15 interdições, 14 notificações e 18 autuações por parte da Vigilância Sanitária e Agefis.

A Polícia Militar atuou com equipes do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA), do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) e do Policiamento Ostensivo Geral (POG) em conjunto com a Vigilância Sanitária e Agefis. As fiscalizações contaram com reforço de companhias da Capital, Região Metropolitana de Fortaleza, Região Norte e Região Sul do estado. Ao todo, a PMCE fiscalizou 885 estabelecimentos, tendo 467 deles sido fechados.

A Vigilância Sanitária do Estado, com apoio da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, esteve em 51 estabelecimentos comerciais, tendo interditado oito deles por desrespeito ao decreto de isolamento social em vigência; além de seis autuações. “Dos 51 fiscalizados, 37 estavam cumprindo o decreto, ou seja, estamos alcançando nosso grande objetivo que é promover a consciência sanitária do cidadão, seja do dono do estabelecimento como também da população de modo geral. Isso é um ponto muito positivo. E continuamos enfatizando que as regras são simples de serem cumpridas, que são o uso de máscara, a higienização das mãos e distanciamento social”, afirma a coordenadora da Vigilância Sanitária da Sesa, Dolores Fernandes

A Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) realizou, no fim de semana de 22 a 24 de janeiro, 41 fiscalizações em estabelecimentos comerciais e logradouros públicos, que resultaram na apreensão de 11 paredões de som, 14 notificações, 12 autuações, sete interdições a estabelecimentos e três atividades encerradas pelo descumprimento do decreto de enfrentamento à Covid-19.

Denúncias

A população pode denunciar casos de descumprimento das medidas de prevenção e controle da COVID-19 por meio do 156 da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis); também pelos telefones 150, 3252-2155, 3252-1571 e 3252-1587 da Vigilância Sanitária do Estado do Ceará e Central da Plataforma Ceará Transparente; pelo 136 da Ouvidoria Geral do SUS e Ministério da Saúde; ou ainda para o 127 ou 0800.28.11.553 do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE); e por meio do 190 da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

 

 

Ouça:

Quem dá detalhes sobre o trabalho é a coordenadora estadual, Dolores Fernandes.

Dolores Fernandes reforçou os protocolos necessários para que as pessoas possam evitar a propagação da Covid-19.