Ceará conta com dez novos leitos de UTI pediátrica

1 de março de 2021 - 17:20 # # # #

Daniel Herculano - Texto
Carlos Gibaja - Fotos

Dez novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica, voltados para tratamento de pacientes com Covid-19, foram entregues no Hospital Infantil Sopai, na tarde desta segunda-feira (1º), pelo governador Camilo Santana, com transmissão ao vivo pelas redes sociais. Com essas novas unidades, a rede de saúde do Governo do Ceará passa a contar com o total de 48 leitos pediátricos de UTI, de forma regionalizada. O hospital tem ainda outros 365 leitos infantis.

“Hospital Infantil Sopai e Governo do Ceará têm uma parceria muito importante. E agora, com os leitos exclusivos para tratamento de Covid-19, atendemos as crianças da região e também desafogamos o atendimento infantil no Hospital Albert Sabin, que é uma referência no atendimento pediátrico. A ideia é ter leitos pediátricos para crianças em todos os lugares do Estado, e que, no momento atende exclusivamente pacientes com Covid-19, mas, depois da pandemia, vão permanecer disponíveis para atender as crianças que precisam de uma UTI, sejam aquelas que passam por cirurgia ou outro tipo de necessidade”, explicou o governador.

Mais leitos no Ceará

O Governo do Ceará já dispõe de 2.287 leitos de enfermaria exclusivamente para Covid, com a previsão de chegar a 2.600 leitos de enfermaria ainda neste mês de março. Leitos de UTI adulto totalizam 824. A meta do Governo do Estado é chegar a 1.074 leitos de UTI exclusivos para pacientes com Covid-19.

Fortalecimento da pediatria

Para Dr. Cabeto, secretário da Saúde do Ceará, que acompanhou a entrega dos novos leitos no Hospital Infantil Sopai, ações como essa demonstram que a pediatria tem sido uma prioridade na atual gestão, muito antes da pandemia.

“A presença de uma UTI em uma unidade de saúde permite procedimentos mais complexos, e durante a pandemia, vai atender de forma exclusiva pacientes que precisam ser internados. Por isso, quero agradecer a todos os profissionais de saúde que compõem o Sopai, que rapidamente se organizaram para receber e montar essas UTIs, em um período tão difícil, onde as demandas do sistema de saúde são muito grandes. Vamos promover ações como essa em todos os hospitais regionais, para dar suporte à pediatria do Ceará para atender melhor as crianças”, ressaltou o secretário. Ele finalizou dizendo que, em breve, o Governo do Ceará vai lançar o Plano de Modernização do Hospital Infantil Albert Sabin.