Centro Cultural Bom Jardim apresenta o projeto Princesinha de Favela

8 de março de 2021 - 11:55 # # # # # # # #

Isabel Mayara - Ascom CCBJ - Texto

Nascido da vontade de levar identidade e cultura das periferias pro mercado audiovisual de Fortaleza, o coletivo e produtora audiovisual Princesinha de Favela surgiu quando a idealizadora do projeto decidiu decretar como a gota d’água uma entrevista de emprego depois de tantas recusas racistas que sofreu no mercado de trabalho do mundo da moda.

Helen de Sá, de 28 anos, moradora do bairro Jangurussu e maquiadora há quatro anos, relata a justificativa dada pela recrutadora durante a entrevista de emprego: as clientes do estabelecimento não iriam querer ser atendidas por uma pessoa de imagem “agressiva” e necessitada de “atendimento psiquiátrico”. O acúmulo de episódios como esse alimentou a ideia que Helen sempre quis colocar em prática: fundar seu próprio projeto, exaltando a cultura da favela e a beleza de quem vive nas periferias.

O coletivo Princesinha de Favela, nascido em 2018, teve seu nome inspirado num forró que virou brincadeira entre as idealizadoras do projeto, amigas de Helen. Hoje, além da maquiadora, o projeto é composto por Georgia Pinheiro, 23 anos, moradora do Jangurussu, produtora e diretora hair do projeto; Thais Rodrigues, ou Ruivinha, como é conhecida entre amigos, de 22 anos e também moradora do Jangurussu, na produção executiva; e Flávia Almeida, de 26 anos, moradora da Granja Portugal, no Grande Bom Jardim, fotógrafa no projeto.

Ruivinha conta que os primeiros ensaios do projeto eram feitos à base do improviso: equipamentos, maquiagens e produtos de cabelo emprestados, com todos os processos de produção iniciando dentro da casa das idealizadoras, sem dinheiro para arcar com a refeição dos envolvidos. As gravações e fotografias acontecem dentro das comunidades, com as moradoras do território atuando como modelos, o que também acabou contribuindo para a carreira e portfólio de todas.

“É um processo muito intenso, porque a gente passa o dia todo fazendo a produção, a maquiagem demora muito e as fotos também eram muito demoradas” conta Flávia, sobre como era produzir para o projeto. Flávia Almeida é artista visual e boa parte dos seus estudos em comunicação, fotografia e audiovisual foram no Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ).

Com o tempo, o projeto ganhou proporções maiores e, analisando a qualidade do material que estava sendo produzido, surgiu a vontade e a oportunidade de oficializar o projeto dentro do mercado de moda/audiovisual de fortaleza: em fevereiro, o projeto lançou sua primeira campanha como Produtora de Fotografia/Audiovisual/Moda.

Apoiado pela Secretaria Estadual da Cultura, por meio do Fundo Estadual da Cultura, com recursos provenientes da Lei Federal n° 14.017, de 29 de junho de 2020 (Lei Aldir Blanc), o Princesinha de Favela conseguiu tocar uma produção com direito a equipamento e materiais próprios e finalmente puderam oferecer remuneração para todos os envolvidos na produção.

“A gente filmava em meio à praça pública, colocando os materiais em cima dos bancos das praças, era se ajudando assim. Então, esse processo em que a gente pode aprender com as nossas práticas, como se diz, ‘na tora’, ensinou muito à gente o que a gente quer fazer a partir de agora. Acho que a gente sempre foi uma produtora audiovisual, a gente só não sabia disso”, conta Helen.

Segundo Helen, a produtora quer realizar projetos com o objetivo de dar visibilidade ao trabalho de moradores da periferia, buscando uma brecha no sistema que marginaliza essa enorme parcela da nossa sociedade, além de trabalhar a autoestima dos meninos e meninas da favela que atuam como modelos.

Um projeto social que nasceu dentro da periferia de Fortaleza, hoje a Princesinha de Favela está inserido oficialmente no mercado audiovisual graças ao apoio da Secult, por meio da Lei Aldir Blanc, e ao talento de todas as pessoas envolvidas.

Serviço

Princesinha de Favela: produtora de moda, audiovisual e fotografia.

Instagram: https://www.instagram.com/projetoprincesinhadefavela/

Contato: através das mensagens diretas do instagram ou pelo e-mail princesinhadefavelaarte@gmail.com