Programação especial da Mulher no CCBJ apresenta uma série de conteúdos e atrações

11 de março de 2021 - 12:20 # # # #

Isabel Mayara - Ascom CCBJ - Texto

Raquel Souza é uma das mulheres da periferia do Grande Bom Jardim, que está à frente de uma das Iniciativas Comunitárias vinculadas ao CCBJ, o Instituto Educa Mais Esporte

O Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), apresenta uma série de conteúdos, reportagens e atrações especiais em alusão ao Dia Internacional da Mulher (8 de março), além da programação tradicional de toda semana.

Nas redes sociais e no site do CCBJ estará disponível uma programação especial durante o mês de março mostrando um pouco do empreendedorismo protagonizado por mulheres moradoras do Grande Bom Jardim, com apresentações artísticas e produtos audiovisuais fazendo parte da programação exclusivamente online do equipamento. A Biblioteca do Centro Cultural Bom Jardim lança nas redes sociais CCBJ algumas das autoras e suas obras, disponíveis gratuitamente no acervo da Biblioteca do CCBJ.

O Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ) apresenta oito mulheres artistas e produtoras culturais da cena cearense que, durante suas trajetórias artísticas, tiveram passagem pelo Centro Cultural Bom Jardim. O NArTE/CCBJ também traz um vídeo no qual a educadora social Narah Adjane compartilha um pouco do seu processo de criação no graffiti. Como forma de representar a força e o protagonismo feminino no movimento Hip Hop, traz em sua composição o trocadilho “Quem pisa em mina, explode” e deixa o recado sobre respeito às mulheres. No vídeo “Mulheres Ribeirinhas”, mulheres ribeirinhas falam um pouco das suas trajetórias, conquistas e as lutas cotidianas.

Além da programação especial, o CCBJ também traz as ações dos programas que integram o Sombrinha Literária (Cine Leitor, Sexta Multi e Ciclo de Leitura), Programa Recode com a I Oficina de Currículo da Biblioteca, Bússola indica, Cultura Popular, Sexta com Dança, Iniciativas Comunitárias e É o Brinca.

Programação

11/03 às 18h – CULTURA POPULAR NO CCBJ: Associação Cultural Afro Brasileira Maracatu Nação Pici apresenta “O Ventre da Criação”, no YouTube CCBJ.

12/03 às 18h – SEXTA COM DANÇA: Cleber Alves apresenta “Liames”+ bate-papo “Processos de Criação em Dança”, no YouTube CCBJ.

13/03 às 17h – CONTRAPARTIDA: Grupo VIR TU apresenta a exibição da performance “Como que dilata o corpo e a memória”, no YouTube CCBJ.

13/03 às 18h – CULTURA POPULAR NO CCBJ: Afoxé Omorisá Odé apresenta “Yansã Caçadora de Segredo”, no YouTube CCBJ.

13/03 às 16h – SÁBADO COM DANÇA: Caroline Holanda apresenta “Mapa de Vôo” + bate-papo, no YouTube CCBJ.

13/03 – NARTE EM PAUTA: Série Iniciativas Comunitárias do GBJ, novo episódio, nas redes sociais CCBJ.

14/03 às 16h – É O BRINCA: Fátima Macedo e Matu Miranda apresentam “Música Haicai” de Luiz Tatit, no YouTube CCBJ.

14/03 às 16h – É O BRINCA CONVIDA: Mágico Jeffy apresenta “Entre vassouradas e espanadores” + bate-papo com artistas, no YouTube CCBJ.

Confira a programação completa em: http://ccbj.redelivre.org.br/